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19/06/2020 às 09h53min - Atualizada em 19/06/2020 às 09h53min

Como agências de marketing digital podem ajudar seus clientes a superar a crise?

Assim como o coronavírus criou um momento de instabilidade econômica, as crises naturalmente vão continuar surgindo e criando novas inseguranças

Camelô - (Com apoio de Manuh Deise)
https://jornalempresasenegocios.com.br/destaques/como-agencias-de-marketing-digital-podem-ajudar-seus-clientes-a-superar-a-crise/
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Não há dúvidas de que agências de comunicação e marketing podem se beneficiar com as crises. No entanto, para que isso ocorra, é preciso cautela e estratégia para pensar suas ações, tanto no momento atual quanto em um futuro próximo. Ciente disso e sempre se reinventando, a Camelo Digital separou este artigo para ajudar toda agência ou prestadora de serviço que a enfrentar o atual cenário, mantendo seu desenvolvimento e de seus clientes. Confira:

.Como o coronavírus mudou o cenário da comunicação – Toda crise a nível global muda de alguma maneira hábitos de consumo, e a pandemia mostrou muito bem isso. Em 2020, o isolamento social modificou o estilo de vida das pessoas. Como consequência, hoje, estamos muito mais conectados do que antes. Nesse cenário, marcas que já tinham uma boa presença digital ficaram em evidência e, em alguns casos, até viram um aumento nas vendas.

As marcas que não tinham adotado essas estratégias, por outro lado, tiveram que se esforçar o dobro para tentar atender essa nova demanda.
Definitivamente, as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, sentiram o impacto da crise. Os departamento de marketing, por sua vez, também sentem esse momento de instabilidade. Na verdade, em meio a tantas novidades, líderes e colaboradores do setor de comunicação estão em uma encruzilhada, imaginando qual caminho seguir para enfrentar os desafios pela frente.

Nossas próximas dicas, portanto, visam mostrar como profissionais e agências de marketing podem contribuir para que seus clientes superem e até se desenvolvam durante a crise. 5 ações que devem ser tomadas pelas agências de marketing digital durante a crise:

1 – Criar conteúdo digital de qualidade – À medida que os consumidores passam mais tempo online, avaliar canais como vídeo, podcasts, blog e e-mail é fundamental para aproveitar todas as oportunidades. Além disso, mensagens que sejam sensíveis ao momento atual costumam engajar ainda mais. E lembre-se: o conteúdo deve ser de qualidade. Muitas empresas estão seguindo os caminhos de produção digital, contudo ao contar com uma agência você consegue sair na frente com ações bem mais profissionais.

2 – Ser ágil e flexível – Como já mostramos o momento é de muita incerteza, os clientes, nesse sentido, devem tomar cuidado com os planos de longo prazo. Na prática, os responsáveis pelas ações de marketing devem constantemente verificar se a abordagem utilizada continua relevante.

Identificar um post ou anúncio que esteja fora do prazo não é tão difícil. Contudo, corrigir rapidamente e manter a qualidade das peças é desafiador. O suporte de uma equipe especializada, portanto, torna-se a solução ideal para manter a criatividade com velocidade.

3 – Fazer análises em tempo real – As análises em tempo real já eram tendência no mundo da comunicação, no entanto, se antes elas caminhavam a passos lentos, a volatilidade atual do mercado acelerou esses processos. Dadas as incertezas atuais, comparar resultados anuais ou mensais já não fornecerá uma imagem precisa do desempenho de marketing.

Por isso, os relatórios diários e o acompanhamento através de ferramentas BI e Big Data são fundamentais. A capacidade analítica, assim como a criatividade, vai fazer a diferença daqui para frente. Ou seja, também é preciso muita agilidade para corrigir os erros rapidamente e sair na frente.

4 – Identificar o melhor ROI – Profissionais de marketing estão acostumados com as plataformas de anúncios e, por isso, podem fazer essa análise como ninguém. Também vale reforçar que o momento atual também é de redução de custos. Observar as flutuações, por menor que sejam, de orçamento nos diferentes grupos de anúncios podem provocar grandes economias no final do mês.

Na prática, as agências têm mais facilidade para fazer esse trabalho e entender as métricas mais eficazes em cada canal e para cada anúncio.
Por exemplo, ao analisar que o stories do Instagram alcança mais usuários com o mesmo investimento do feed do Facebook, o orçamento será reinvestido para garantir um melhor retorno.

Além disso, analisando duas artes de diferentes anúncios em um mesmo canal (ex. stories do Instagram) o profissional também pode perceber as abordagens que funcionam melhor.

5 – Construir relacionamentos – A empatia na comunicação, por mais simples que pareça, pode fazer a diferença. Sua empresa deve mostrar que entende o que as pessoas estão passando. Ou seja, mais do que nunca, os anunciantes devem tomar o lugar dos clientes para não fazer nenhuma ação evasiva que possa prejudicar a imagem de uma marca.

Para fazer isso, atentar-se às tendências e notícias da semana ajudará a oferecer mensagens que impulsionam suavemente as vendas, considerando as necessidades atuais. Os grandes portais de notícia, inclusive, estão ainda mais fortes nesse momento. Se uma agência oferece serviços de assessoria de imprensa, esse é, sem dúvidas, um ponto positivo.

Conclusão – Os consumidores estão em casa momentaneamente, mas o impacto que a pandemia e a crise, provavelmente, trará muitas mudanças de hábitos à nova “normalidade”. Nesse sentido, promover relacionamentos por meio de campanhas bem pensadas, desde já, é uma oportunidade de fortalecer e agregar valor a sua marca.

Confiança é a palavra-chave para superar essa e qualquer crise. Afinal, uma vez construída seus clientes se manterão fiéis mesmo nos momentos mais complicados. Enfim, hoje, as apostas em comunicação podem parecer altas. Ficar parado, por outro lado, é ainda mais arriscado.

A profissionalização através da contratação de uma agência de marketing digital ou funcionários, mesmo que pareça um gasto desproporcional ao momento, trará lições valiosas em engenhosidade, adaptabilidade e gerenciamento de crises que, com adaptações ponderadas, ajudarão as empresas a estabelecerem as bases para um futuro mais brilhante e próspero.

 

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