Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Últimas Notícias

Inea: lançamento criminoso teria causado espuma no Guandu

A espuma que levou a Estação de Tratamento de Água do Guandu a interromper o fornecimento à região metropolitana do Rio de Janeiro teve origem em um lançamento criminoso de detergente na água, segundo o presidente do Inea, Instituto Estadual do Ambiente, Philipe Campello.


A espuma que levou a Estação de Tratamento de Água do Guandu a interromper o fornecimento à região metropolitana do Rio de Janeiro teve origem em um lançamento criminoso de detergente na água, segundo o presidente do Inea, Instituto Estadual do Ambiente, Philipe Campello. A afirmação foi feita durante uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (28) para detalhar o problema.

Segundo o diretor de saneamento e grande operação da Cedae, Daniel Okumuru, o lançamento foi um fato isolado.

O Sistema Guandu, do qual a estação de tratamento faz parte, é responsável por 80% do fornecimento de água da capital e da Região Metropolitana do Rio, além de abastecer nove municípios, entre eles, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, e Mesquita. A estação trata 43 mil litros de água por segundo, e atende a cerca de 11 milhões de pessoas.

Técnicos da Cedae identificaram a espuma nos pontos de captação da estação de tratamento por volta de 4h e a interrupção da captação aconteceu por volta de 5h30. Segundo a Cedae, a água tratada e enviada à distribuição até a interrupção, passou pelos controles de qualidade e não oferece risco.

Além do crime ambiental, o autor ainda cometeu uma dupla inconformidade, por não ter comunicado às autoridades do problema. O Inea acionou a Polícia Civil, que está investigando. O trabalho inclui verificar se algum dos 72 estabelecimentos industriais e comerciais licenciados para o despejo no Guandu foi o responsável pelo lançamento ou se a substância foi lançada de outras formas.

A distribuição de água deverá ser normalizada em até 72 horas. Em nota, a Cedae lamenta quaisquer transtornos e reforça que atua para minimizar impactos. Também disponibiliza mais caminhões-pipa, especialmente para hospitais, clínicas e UPAs e que permanece à disposição pelo número 0800 400 0509.

Geral Rio de Janeiro 28/08/2023 - 16:35 Nádia Faggiani/ Renata Batista Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional Estação de Guandu Água Cedae Inea segunda-feira, 28 Agosto, 2023 - 16:35 190:00

Rádio Agência Nacional

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!