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"Tarifa zero é possível em Curitiba", avalia especialista


Os caminhos para viabilizar a tarifa zero no transporte coletivo de Curitiba foram tema de reunião com especialistas e vereadores na Câmara Municipal. À Comissão Especial do Transporte, o estudioso do sistema há 40 anos, Lafaiete Neves, defendeu ser possível a implantação da tarifa zero no sistema da capital, sugerindo inclusive possíveis fontes de financiamento.

Além dos recursos do vale-transporte, como proposta de financiamento, o convidado sugeriu ainda que a cidade invista, no sistema, a arrecadação com as multas do EstaR; a repactuação do contrato; e a destinação de emendas parlamentares – nos níveis federal, estadual e município – para financiar o custeio do sistema de transporte coletivo.

Para o especialista não dá para dissociar a tarifa do contrato que está em vigor e que a crise do sistema enfrenta nos últimos anos, com a perda de usuários, foi provocada pela licitação de 2009 – o novo contrato entrou em vigor em 2010 e tem a duração de 15 anos. Para comprovar a análise, Neves apresentou dados da Urbs, compilados pelo Dieese, que apontam a redução do número de passageiros, ano a ano, desde 2011.

Para o relator da comissão, Bruno Pessuti (Pode), Curitiba precisa estudar outros sistemas de transporte coletivo do país, como o de São José dos Campos (SP), que tem contratos segmentados em diferentes tipos.

Instalada em abril para discutir o novo contrato do transporte coletivo da cidade e a viabilidade da implementação da tarifa zero, a Comissão Especial do Transporte foi proposta em 2021 e aprovada por unanimidade pelo Legislativo.

A atual concessão do serviço público vence em 2025 e o grupo tem o prazo de 120 dias para elaborar um relatório que possa subsidiar a construção da nova licitação. Caso o prazo de funcionamento da comissão não seja prorrogado, o parecer deverá ser concluído até meados de setembro.


BandNews

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