Grande Curitiba Polícia

Divisão militar responsável por operações no PR e SC tem novo comandante

Por RIC Mais

28/07/2021 às 23:27:34 - Atualizado há

A 5ª Divisão de Exército, que tem sede em Curitiba, ganhou novo comandante nesta quarta-feira (28). Quem assume o cargo é o general de Divisão Fábio Benvenutti Castro, que se torna agora o mais alto representante do Exército nos estados do Paraná e de Santa Catarina.

Castro assumiu a posição do general de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, que está indo para Brasília assumir a posição de Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), em Brasília e será o braço direito do General Augusto Heleno. Entre outras funções, O GSI cuida da segurança do presidente da República e seus familiares.

A cerimônia de passagem de comando ocorreu na manhã desta quarta-feira no Forte do Pinheirinho, em Curitiba, onde está a sede a 5ª DE. Sua estrutura organizacional possui 13.700 militares e 39 organizações militares em ambos estados, sendo subordinada ao Comando Militar do Sul, sediado na capital gaúcha. Penteado ficou dois anos à frente da 5.ª DE e fez uma reestruturação operacional. Hoje, ele diz que deixa a unidade com 2.087 militares altamente treinados, com certificação da ONU, para pronto emprego em qualquer situação em solo nacional e internacional.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, esteve presente à cerimônia e ressaltou a importância de uma unidade forte no estado, para a proteção das divisas e no auxílio a diversas operações de segurança nas fronteiras brasileiras.

Já general Castro, que assume a Divisão, traz na bagagem vasta experiência militar nacional e internacional e garante que manterá inalteradas todas as interações interagências que a 5.ª DE possui hoje, como ações conjuntas com a Receita Federal, Polícia Federal e as Polícias Militares de cada estado.

Veja as imagens da passagem de comando:

Fonte: RIC Mais
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo