Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Atos golpistas

Moraes concede liberdade a mais 72 réus por atos golpistas de 8/1

Desde segunda-feira (7/8), 162 reús já tiveram a prisão preventiva trocada por medidas cautelares. 128 pessoas continuam presas


Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória, nesta terça-feira (8/8), a outros 72 réus pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas em Brasília (DF).

São 25 mulheres e 47 homens. Desde a segunda-feira (7/8), o STF já trocou a prisão preventiva por medidas cautelares para 162 réus: 100 homens e 62 mulheres saíram da cadeia.


De acordo com a Suprema Corte, 128 pessoas continuam presas por participação nos atos golpistas. Dentre elas, 49 foram detidas nos dias 8 e 9 de janeiro, logo após os atos, e 79 em operações policiais realizadas posteriormente, nos últimos meses. São 115 homens e 13 mulheres.


Todos foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e respondem pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima, além de deterioração de patrimônio tombado, concurso de pessoas e concurso material.


O ministro do STF, ao proferir a decisão, considerou que o cenário fático até então vigente foi alterado devido ao encerramento da fase de instrução processual dos 228 réus presos, com a oitiva de 719 testemunhas de acusação e de 386 testemunhas de defesa e a realização de todos os interrogatórios, evidenciando que não mais se justificava a prisão cautelar.


Medidas

Dessa forma, Alexandre de Moraes substituiu a prisão preventiva pelas seguintes medidas cautelares:

Metropoles

Alexandre de Moraes Supremo Tribunal Federal STF praça dos Três Poderes Brasília DF Suprema Corte Procuradoria-Geral da República PGR Estado Democrático de Direito golpe de Estado

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!