Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Nacional

Farmácias estão liberadas para fazer exames de análises clínicas

Exames de análises clínicas podem ser feitos em farmácias e consultórios a partir desta terça-feira (1º).


Exames de análises clínicas podem ser feitos em farmácias e consultórios a partir desta terça-feira (1º). A norma foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para 47 tipos de exames de análises. Os exames devem ser realizados nesses espaços somente em caráter de triagem e não substituem o diagnóstico laboratorial convencional.

Veja mais:

De acordo com o CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, Sérgio Mena Barreto, os preços dos exames devem cair.

Os estabelecimentos podem oferecer testes de análises clínicas a partir de material biológico primário, como sangue, urina, fezes e secreções. Segundo o CEO da Abrafarma, a oferta desses exames nas farmácias deve proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes.

Até então, a Avisa liberava exames como os testes de covid-19 e glicemia. A farmacêutica responsável pelos Serviços Avançados Nissei (SAN), Priscila Cunha, fala sobre os novos exames que poderão ser realizados.

Em nota, a Anvisa avalia que a nova norma representa um avanço importante em relação à ampliação da lista de serviços executados em farmácias e consultórios, a fim de permitir o melhor acesso da população à assistência à saúde, bem como garantir a qualidade dos exames de análises clínicas no país.

Reportagem: Francine Lopes e Lorena Pelanda

BandNews

Geral Nacional Destaque-editoria Destaque-grande-pagina-principal Destaque-lateral-editoria Destaque-menor-1-editoria Destaque-menor-2-editoria

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!