Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Nacional

O que fazer em caso de remédio negado pelo SUS


A negativa de remédios por parte do SUS é a principal causa pela busca de atendimento junto ao Ministério Público do Paraná. Nos últimos doze meses, quase 24 mil pessoas solicitaram atendimento em assuntos referentes à área da saúde e assistência farmacêutica.

O Sistema Único de Saúde tem a chamada Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, a Rename. De acordo com a promotora de Justiça, Susana Feitosa de Lacerda, a Rename é uma espécie de cesta básica dos medicamentos.

Ainda segundo a promotora, caso seja prescrito um remédio de custo muito alto, que a pessoa não possa pagar, ela só vai ter direito a esse medicamento se passar pelo SUS, mesmo que a pessoa tenha plano de saúde.

Caso o usuário do SUS precise tomar algum medicamento que não está na lista padronizada, a situação será analisada. Em algumas situações são prescritos remédios que ainda não foram aprovados pela ANVISA, conforme explica a promotora de Justiça que atua em Londrina.

Em caso de negativa o paciente pode buscar o Ministério Público, a defensoria pública na união ou a defensoria pública estadual.

BandNews

Geral Nacional Destaque-coluna-1-inf Destaque-coluna-1-sup Destaque-coluna-2-inf Destaque-coluna-2-sup Destaque-coluna-3-inf Destaque-coluna-3-sup Destaque-editoria Destaque-grande-pagina-principal Destaque-lateral-editoria Destaque-menor-1-editoria Medicamentos Sus Saude

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!