Com todos os sistemas inoperantes há mais de 24h, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) confirmou, nesta terça-feira (27) que a indisponibilidade "se deu por conta de um componente do equipamento que queimou". Por nota, o órgão informou que que "existem backups" dos conteúdos e que eles estão "apoiando o restabelecimento dos sistemas", mas ainda não há previsão para o reestabelecimento dos servidos. Ainda por nota, disse que "ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados."
O CNPQ é o braço do Ministério de Ciência e Tecnologia e responde pelo fomento à pesquisa científica no Brasil dentre outras coisas, viabilizando bolsas de investigação para graduação e pós-graduação. A pane no sistema teria ocorrido no final da semana passada e desde o sábado (24) plataformas como o Lattes – que abriga o currículo e histórico dos pesquisadores brasileiros – e a Carlos Chagas – que reúne dados sobre as bolsas de financiamento de pesquisa – estão completamente fora do ar.
Os e-mails do Conselho, além de telefones e demais serviços digitais também estão inoperantes.
Em áudios que começaram a circular em grupo de acadêmicos a informação era de que o CNPQ ainda não tinha dimensão de quanto de informações se perdeu, pois o processo de backup tinha sido iniciado, mas não havia certeza de que tinha sido concluído antes da pane. Houve temor, também, sobre o risco do não pagamento das bolsas de pesquisa científica.
Confira a íntegra da nota divulgada:
Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos: