Educação

CNPQ confirma "queima" de equipamento e prorroga prestação de contas dos bolsistas

Por Congresso em Foco

27/07/2021 às 15:14:54 - Atualizado há

Com todos os sistemas inoperantes há mais de 24h, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) confirmou, nesta terça-feira (27) que a indisponibilidade "se deu por conta de um componente do equipamento que queimou". Por nota, o órgão informou que que "existem backups" dos conteúdos e que eles estão "apoiando o restabelecimento dos sistemas", mas ainda não há previsão para o reestabelecimento dos servidos. Ainda por nota, disse que "ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados."

O CNPQ é o braço do Ministério de Ciência e Tecnologia e responde pelo fomento à pesquisa científica no Brasil dentre outras coisas, viabilizando bolsas de investigação para graduação e pós-graduação. A pane no sistema teria ocorrido no final da semana passada e desde o sábado (24) plataformas como o Lattes – que abriga o currículo e histórico dos pesquisadores brasileiros – e a Carlos Chagas – que reúne dados sobre as bolsas de financiamento de pesquisa – estão completamente fora do ar.

Os e-mails do Conselho, além de telefones e demais serviços digitais também estão inoperantes.

Em áudios que começaram a circular em grupo de acadêmicos a informação era de que o CNPQ ainda não tinha dimensão de quanto de informações se perdeu, pois o processo de backup tinha sido iniciado, mas não havia certeza de que tinha sido concluído antes da pane. Houve temor, também, sobre o risco do não pagamento das bolsas de pesquisa científica.

Confira a íntegra da nota divulgada:

Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos:

  1. O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.
    O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.
  2. Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.
  3. Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.
  4. O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas.
  5. Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail [email protected].

Coordenação de Comunicação Social

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo