Economia

Agronegócio paranaense fica em alerta com previsão de geadas

Por Reportagem: Larissa Biscaia

27/07/2021 às 10:11:56 - Atualizado há
Foto: IDR-PARANÁ


Com a previsão de frio para o estado, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater emitiu um alerta. As temperaturas baixas poderão causar impactos negativos em culturas como hortaliças, tomate, milho, café, pasto, entre outros. Os trabalhadores rurais devem tomar uma série de cuidados para redução dos efeitos colaterais.

O coordenador de planejamento da Secretaria de Agricultura do Paraná, Edmar Gervásio, destaca que as lavouras a céu aberto e em início de ciclo produtivo podem ser as mais prejudicadas.

Culturas mais próximas do final do ciclo produtivo correm riscos menores com o frio e a geada. Para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, por exemplo, a orientação é enterrar as mudas ou proteger viveiros com várias camadas de cobertura plástica. Após o fim da massa de ar frio, é preciso retirar as proteções.

No caso do milho, que já foi bastante prejudicado nas outras geadas presentes no estado e pela estiagem, a orientação é que o produtor verifique os riscos climáticos antes de plantar.

No Paraná, as regiões oeste e norte concentram a maior parte das plantações de milho. No local, não há previsão e geada. Outras orientações estão disponíveis no site: www.idrparana.pr.gov.br/


Fonte: BandNews
TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo