Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política Paraná

Paranaenses têm percepção positiva do turismo no Estado

Pesquisa realizada pelo Governo do Estado mostra percepção positiva da população em relação à atividade do turismo no Paraná.


Pesquisa realizada pelo Governo do Estado mostra percepção positiva da população em relação à atividade do turismo no Paraná. O levantamento destaca alguns pontos: a maioria dos 1.880 paranaenses participantes prevê viajar dentro do próprio Estado nos próximos meses; acredita que o turismo é bom para a economia e a geração de renda nos municípios e almejam crescimento na visitação nos próximos cinco anos.

Apresentados nesta quinta-feira (20), em evento online, os resultados da Pesquisa de Opinião sobre Hábitos de Consumo e Percepções da População do Paraná sobre o Turismo vão contribuir para uma melhor compreensão das motivações e desafios relacionados às práticas turísticas dos paranaenses e, ao mesmo tempo, identificar demandas de melhorias e oportunidades para o setor no Estado.

Os dados e informações relativos ao turismo no Paraná fornecem insights sobre como a atividade é percebida pela população em relação aos benefícios. "Além de fornecer dados demográficos, as informações vão contribuir para a estratégia de gestão do turismo e no desenvolvimento de políticas públicas segmentadas, conforme as características dessa população", afirmou o secretário estadual de Turismo, Marcio Nunes. 

De acordo com ele, o objetivo é elaborar planejamento com base em dados reais, a fim de dar suporte ao crescimento do setor, sempre com foco nos pilares desta gestão do Governo e da própria secretaria, que são o desenvolvimento com sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Entre os destaques do trabalho estão o perfil do turista paranaense por gênero, faixa etária, atividade profissional, hábitos de consumo e as localidades escolhidas para passeios e viagens. A pesquisa retrata, ainda, quantas viagens, em média, o paranaense faz por ano, as motivações e como veem as políticas e investimentos no turismo em seus municípios.

A coleta de informações ocorreu pela internet, ao longo de 35 dias – entre 15 de maio e 18 de junho – nas 19 Regiões Turísticas do Estado, resultando em 1.880 respostas válidas. O resultado mostra que 82,2% preveem viajar dentro do Paraná neste segundo semestre. Dos 17,8% que não pretendem viajar pelo Estado, 44,2% planejam ir para outras unidades da Federação; 30,6% informaram que não têm condições financeiras para turismo; 9,4% não têm hábito de viajar; 8,1% preferem outros países e 7,7% não viajam por questões familiares.

As principais motivações para fazer uma viagem de turismo, de acordo com os dados levantados, é relaxar e descansar, provar a gastronomia e os produtos locais, visitar lugares históricos e culturais, e praticar atividades em contato com água. As caminhadas curtas e contato com a natureza também estão entre as preferências. 

Entre os respondentes, 37,8% realizaram entre duas e quatro viagens no último ano e 28% ao menos uma viagem. Dos que pretendem fazer turismo no Estado nos próximos seis meses, 45,6% vão para o Interior, 56,7% planejam ficar de três a cinco dias no destino escolhido e 28,2% opinaram por viagem de curta e média distância, de um a dois dias.

PÚBLICO-ALVO – A pesquisa conseguiu captar diferentes gerações – a maioria dos participantes que viaja (38%) tem de 36 a 50 anos. Outras faixas etárias que também pontuam foram de 50 a 65 anos (26,6%); 25 a 35 anos (24,3%) e entre 18 e 24 anos (8,0%). Acima de 65 anos, apenas 3,2% viajam.

Carro é o principal meio de locomoção (80%), hotel o mais citado local de hospedagem (29%) e casa de amigos ou parentes (20,6%) na sequência.

A população feminina é predominante entre os viajantes – representa 55,1% desse público. A masculina aparece com 43,8%.

PERCEPÇÃO DO TURISMO – A pesquisa identificou que a população do Paraná tem percepção positiva sobre o turismo em suas cidades e regiões: 36,4% consideram que a atividade beneficia a economia local e 19,8% citaram a criação de empregos para a população. O aumento da visitação turística nos municípios do Estado nos próximos cinco anos é almejado pela maioria: 73,5% dos participantes da pesquisa.

Já em relação às principais preocupações dos paranaenses em relação ao setor, a maioria (21,9%) indicou a falta de compreensão sobre a área por parte da população. Potencial dano ao meio ambiente e recursos naturais foi apontado por 19%. 

O coordenador de Promoção e Inteligência Turística, Yure Lobo, citou o comprometimento da Secretaria do Turismo em disseminar informações valiosas e confiáveis para o setor. "Nosso objetivo é alcançar o maior público possível e contribuir para o crescimento e aprimoramento das atividades turísticas. Desta forma, convidamos as pessoas a acessar e compartilhar o conteúdo", afirmou.

METODOLOGIA – Pesquisa realizada por meio do método survey online (abordagem que utiliza formulários digitais para coletar informações), com ampla divulgação por meio de mailings, imprensa e redes sociais. Amostragem aleatória simples. Total de formulários válidos: 1.880. Nível de confiabilidade da pesquisa de 95%, margem de 2%.

Dúvidas sobre a pesquisa, entrar em contato pelo telefone (41) 3304-7097 ou inteligencia@turismo.pr.gov.br.

Blog do Tupan

Geral Política Paraná Blog Do Fernando Tupan Blog Do Tupã Blog Do Tupan Blog Do Tupan Bem Paraná Blog Do Tupan Bem Parana Blog Política Do Paraná Blog Política Paraná Blog Políticos Do Paraná Blogtupan Brasil Brazil Brazilian Politics Curitiba Fernando Tupã Fernando Tupan News From Brazil News From

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!