Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Governo cria comissão para discutir reestruturação da Funasa

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União.


Portaria foi publicada no Diário Oficial da União. MP que extinguiu a fundação perdeu a validade, e órgão que trabalha com saneamento foi reativado. O governo publicou nesta sexta-feira (14) no Diário Oficial da União uma portaria que cria uma comissão formada por representantes de ministérios para discutir a reestruturação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A comissão de caráter consultivo, coordenada pelo Ministério da Gestão, terá 30 dias para elaborar uma proposta de organograma e atuação da Funasa. O grupo será composto por:

1 representante do Ministério da Gestão

1 representante da Casa Civil

1 representante do Ministério da Saúde

1 representante do Ministério da Cidades

1 representante do Ministério da Advocacia-Geral da União

1 representante da Funasa

3 especialistas indicados feita pela Secretaria de Relações Institucionais.

Tradicional reduto de indicações políticas, a Funasa atua com ações de saneamento básica. O órgão foi extinto em janeiro por uma medida provisória editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A MP, contudo, não foi aprovada pelo Congresso e perdeu a validade, fazendo com que o órgão ressurgisse. Por isso a necessidade de um ato para reestruturar a fundação.

No momento, a Funasa está vinculada ao Ministério da Saúde, porém a reestruturação dos ministérios feita por Lula dividiu atribuições da fundação entre as pastas da Saúde e das Cidades.

A comissão criada pelo governo também discutirá uma sugestão sobre a qual ministério a Funasa ficará vinculada.

O governo deverá escolher nos próximos dias um presidente interino para a Funasa, que cuidará de atos administrativos da fundação enquanto a comissão discute o desenho do órgão. O governo procura um nome de perfil de técnico para a função.

Na próxima semana, deverá ser publicada uma portaria para prorrogar até o final deste ano convênios que estão para vencer. Também será publicado um ato que vai remanejar orçamento e garantir recursos à Funasa.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!