Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Lula deve mudar Turismo agora; demais trocas ficam para volta dos trabalhos no Congresso

Turismo deve ter troca de comando oficializada; governo seguirá negociando outras pastasO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve mudar ainda nesta semana o comando do Ministério do Turismo e deixar para agosto outras trocas no governo a fim de abarcar mais partidos do Centrão, segundo fontes do blog no Planalto.


Turismo deve ter troca de comando oficializada; governo seguirá negociando outras pastas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve mudar ainda nesta semana o comando do Ministério do Turismo e deixar para agosto outras trocas no governo a fim de abarcar mais partidos do Centrão, segundo fontes do blog no Planalto.

Lula tem sido pressionado por siglas do Centrão — um bloco informal na Câmara que reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita — a ceder o comando de órgãos a aliados do grupo. Em troca das mudanças, a base aliada ao Planalto na Câmara ganharia corpo.

Lideranças de siglas alinhadas ao bloco têm demandado, por exemplo, os ministérios do Desenvolvimento Social e do Esporte, além da gestão dos Correios e da Caixa Econômica Federal.

Ao blog, assessores de Lula avaliaram que, por ora, somente a troca no Ministério do Turismo está "madura". Outras mudanças ainda dependem do avanço das negociações.

A movimentação no Turismo já é aguardada há semanas. Na pasta, a bancada do União Brasil na Câmara pleiteou a saída da atual ministra, Daniela Carneiro, e a nomeação do deputado Celso Sabino (União-PA). O Planalto já sinalizou que a mudança está pavimentada.

A cerimônia de posse de Sabino, entretanto, poderia ficar para um evento na semana de retomada dos trabalhos no Congresso — entre o fim de julho e início de agosto.

Com a retorno dos congressistas, a expectativa no Planalto é que as negociações para trocas em outras pastas avancem.

O governo avalia que as movimentações deverão ocorrer para aumentar a governabilidade e ampliar, em especial, a base aliada na Câmara.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!