10/01/2020 às 19h04min - Atualizada em 10/01/2020 às 19h04min

​Assessor de Paulo Guedes é denunciado pelo MP

Ele e outras 28 pessoas são investigadas por gestão temerária

LUCIANA POMBO
Foto: Adriano Machado/Reuters
O Ministério Público (MP) federal apresentou denúncia contra Esteves Colnago (assessor do ministro da Economia, Paulo Guedes) e outras 28 pessoas responsáveis pela gestão dos fundos de pensão Petros, Funcef, Previ e Valia, com pedido recorde de reparação pelos prejuízos causados. A investigação fez parte da Operação Greenfield.

Os procuradores acusam os envolvidos de gestão temerária na aprovação de investimento do Fundo de Investimentos e Participações (FIP) Sondas. Além da condenação dos denunciados, o MP pede uma reparação econômica e moral das vítimas de R$ 16 bilhões - o triplo do montante causado em prejuízo aos fundos.

A Sete Brasil é a empresa que seria a responsável pela construção de sondas, unidades de perfuração, que viabilizariam a exploração do pré-sal. Colnago, recém-nomeado chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais do ministério e que chegou a ser ministro do Planejamento no governo Michel Temer, era um dos integrantes do Conselho Deliberativo da Funcef - o fundo de pensão da Caixa.

Eles autorizaram investimentos na Sete Brasil ignorando os riscos e os atrasos que estavam ocorrendo no cronograma da empresa.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar
(caracteres restantes: 500)

Qual melhor governador que o Paraná teve?

28.3%
31.2%
2.0%
5.4%
4.9%
14.1%
2.4%
11.2%
0.5%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp