Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política Paraná

Paraná liderou empregabilidade de mulheres de janeiro a maio no Sul

Com um saldo positivo de 28.


Com um saldo positivo de 28.282 vagas de trabalho ocupadas por mulheres nos cinco primeiros meses do ano, o Paraná manteve a liderança no ranking de contratações de mulheres entre os estados do Sul, de acordo com o Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. No cenário nacional, o estado ocupa a terceira posição, atrás de São Paulo (103.532) e Minas Gerais (40.834).

As vagas ocupadas por mulheres no Paraná representam 35,04% de todos os 80.716 encaixes dentro deste recorte de gênero registrados pelo Ministério no Sul do país de janeiro a maio deste ano. Santa Catarina contratou, no mesmo período, 26.800 mulheres, enquanto o Rio Grande Sul chegou ao quinto mês do ano com 25.634 postos de trabalho ocupados por elas.

No mês de maio, o Paraná colocou 2.731 mulheres no mercado formal de trabalho, mantendo a liderança entre os estados do Sul com 48,02% mais vagas que Santa Catarina no recorte de gênero (1.845 mulheres) e 57,77 % a mais que o Rio Grande do Sul, com 1.731 contratações formais no mesmo período.

O setor que mais empregou mulheres entre janeiro e maio deste ano foi o de vendas, com um saldo de 7.774 colocações. Em seguida estão serviços administrativos (6.174), serviços em nível técnico (5.739) e profissionais de ciências e artes (2.397).

Para o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, os dados do Caged referente a empregabilidade de mulheres no estado estão relacionados à promoção de igualdade de gênero, à inclusão social e ao desenvolvimento econômico do Paraná. Segundo ele, ao longo da história, as mulheres enfrentam desigualdades no mercado de trabalho e também estão mais sujeitas à informalidade. "O saldo do Gaged é referente aos postos de trabalho ocupados por elas com carteira assinada, o que representa um impacto significativo na economia de famílias paranaenses", destaca o secretário. "Para que mais mulheres tenham acesso ao emprego formal, vamos intensificar a promoção de mutirões do emprego e também a oferta de cursos gratuitos para qualificação e capacitação profissional delas", acrescenta.


Blog do Tupan

Economia Política Paraná Blog Do Fernando Tupan Blog Do Tupã Blog Do Tupan Blog Do Tupan Bem Parana Blog Do Tupan Bem Paraná Blog Política Do Paraná Blog Política Paraná Blog Políticos Do Paraná Blogtupan Brasil Brazil Brazilian Politics Curitiba Economia No Brasil Economia No Paraná Emprego No Bras

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!