Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Defendida a retomada da produção de fertilizantes

Esteve com presidente da Faep (Federação da Agricultura do Paraná) O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) conversou nesta segunda-feira, 3, com o presidente da Faep (Federação da Agricultura do Paraná), Ágide Meneguette, sobre a necessidade da retomada da produção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR) na cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba.


Esteve com presidente da Faep (Federação da Agricultura do Paraná)

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) conversou nesta segunda-feira, 3, com o presidente da Faep (Federação da Agricultura do Paraná), Ágide Meneguette, sobre a necessidade da retomada da produção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR) na cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba. O encontro na Faep teve a participação do deputado Arilson Chiorato (PT) e de representantes de funcionários da Petrobras
"A agroeconomia é uma alavanca da produção de riquezas do Paraná e precisa de condições adequadas para se desenvolver", defendeu. "Após o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia, o fornecimento internacional de fertilizantes causa incertezas tanto em relação aos volumes quanto aos preços. A planta da Fafen em Araucária pode ajudar a reduzir estas incertezas e tranquilizar os agricultores do Paraná e do Brasil", considerou.

Rebatizada de Araucária Nitrogenados (Ansa), a subsidiária da Petrobrás deixou de operar em março de 2020 e foi colocada à venda por decisão do governo federal. O processo foi suspenso no final de 2022. "O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo e precisa de uma política de suporte ao agronegócio", afirmou Romanelli.

Aproximadamente 85% dos fertilizantes usados no Brasil são comprados no mercado internacional, principalmente da Rússia, além de importar quase 75% dos fertilizantes nitrogenados necessários para atender a demanda interna, além de importar 90% de potássio e 24% de fosfato, assim como 98% de nitrato de amônio, os dois últimos do mercado russo, um dos maiores fornecedores do insumo.

De acordo com os representantes dos trabalhadores da Fafen, a planta tem capacidade para produzir 30% da ureia e amônia usadas no País, além de 65% do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), que é um aditivo do diesel para reduzir emissões de gases poluentes por veículos de grande porte.

NP Diario

Economia Política Deputado Arilson Chiorato Deputado Romanelli Fábrica De Fertilizantes Nitrogenados Petrobras Produção Fertilizantes No Paraná

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!