Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Hospital Veredas

Hospital da turma de Arthur Lira recebeu R$ 1 bilhão em sete anos, revela reportagem

As informações foram baseadas em uma investigação conjunta da Agência Pública e da revista Piauí


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Hospital Veredas, antigo Hospital do Açúcar, em Maceió, tem recebido significativos investimentos públicos desde 2016, após a saída de Dilma Rousseff (PT) da presidência. Com mais de R$ 1 bilhão em financiamento, o Veredas recebeu mais verbas do que a Santa Casa de Maceió, embora atenda a menos pacientes.

Sob o controle político do PP, partido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o Veredas tem sido destinatário de repasses financeiros do governo federal, estadual e municipal. Essa situação despertou preocupações sobre a falta de transparência e levou o presidente do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas a propor uma análise detalhada dos repasses e, se necessário, uma auditoria nas contas do hospital.


Apesar de possuir menos atendimentos ambulatoriais e internações em comparação com a Santa Casa, o Veredas recebeu uma quantia considerável de recursos. Especialistas destacam a influência política exercida pelo PP, que ocupou posições estratégicas no Ministério da Saúde durante os últimos sete anos.


Além disso, foram levantadas questões sobre os laços familiares e políticos no controle financeiro do hospital. Parentes de Arthur Lira ocuparam cargos-chave na administração e no conselho deliberativo do Veredas. Esses vínculos são destacados em meio às investigações sobre o orçamento secreto de Brasília.


Apesar dos altos investimentos públicos, o Hospital Veredas enfrenta dificuldades financeiras, resultando em atrasos nos salários dos funcionários e não pagamento do 13º. A situação do hospital levanta preocupações sobre a gestão dos recursos e a necessidade de transparência na distribuição dos investimentos públicos na saúde.


As informações foram baseadas em uma investigação conjunta da Agência Pública e da revista Piauí. Os jornalistas analisaram os registros públicos e entrevistaram fontes envolvidas no caso. Clique aqui e veja a reportagem completa.

Midia NINJA

Hospital Veredas Hospital do Açúcar Maceió Dilma Rousseff Santa Casa de Maceió Câmara dos Deputados Arthur Lira Conselho Estadual de Saúde Alagoas Santa Casa Ministério da Saúde Agência Pública

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!