Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Fake news

Paulo Martins é um dos investigados com Bolsonaro em ações no TSE

Político é citado na Ação de Investigação Judicial Eleitoral sobre disseminação de fake news


Paulo Martins é cotado para ser prefeito de Curitiba | Foto: Mattia Fossati/Plural.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) investiga 16 ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma delas, movida pela Coligação Brasil da Esperança, cita o ex-deputado federal Paulo Martins (PL), postulante a prefeito de Curitiba.

A jornalista Carolina Brígido, do UOL, fez levantamento apontando que ao menos 70 pessoas são investigadas junto com ex-presidente em ações no TSE. Além de Martins, uma das ações também cita o jornalista Bernardo Kürster, de Londrina.


A investigação de ação judicial eleitoral trata de abuso de poder, abuso de autoridade e uso indevido de meio de comunicação social.


Paulo Martins

"A presente demanda tem por objeto a necessidade de investigação e enfrentamento de um verdadeiro ecossistema de desinformação engendrado e financiado em benefício de determinadas candidaturas e prejuízo de outras, nas Eleições de 2022", diz o texto.


A ação movida pela coligação monitorou 43 perfis que interagiam com o perfil de Carlos Bolsonaro no Twitter entre 3 de maio e 10 de outubro de 2022, que foram responsáveis, segundo a ação, por mais de uma centena de publicações com desinformação, incluindo Paulo Martins.


Ao Plural, o político disse que "Essa ação é uma típica peça de assédio jurídico para atingir opositores. O estudo utilizado pelo PT para embasar a esdrúxula tese foi desenvolvida por dois profissionais que, dentre outras coisas, fizeram parte do governo Lula e Dilma, sendo que um deles foi até doador de campanha petista. Enfim, é mais uma iniciativa para atacar a liberdade de expressão e calar quem não convém ao partido. Que o poder judiciário não se preste a isso".


Ainda não há prazo para que a ação avance no TSE. Nesta terça-feira (27) o Tribunal retoma o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 0600814-85, outra ação que analisa a inelegibilidade de Bolsonaro e Braga Netto por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Esta Aije foi movida pelo PDT.

Plural Curitiba

Tribunal Superior Eleitoral TSE Jair Bolsonaro Coligação Brasil da Esperança Paulo Martins Curitiba jornalista Carolina Brígido jornalista Bernardo Kürster Londrina Ação de Investigação Judicial Eleitoral Aije PDT

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!