Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

fazendinha

"Devolvemos melhor do que quando foi fechada", diz Greca em reabertura da UPA Fazendinha

Foi reaberta para atendimento nesta sexta-feira (16) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Fazendinha, em Curitiba.


Integração

Depois de dois meses de reforma, a UPA volta com novos serviços e integrada à Central Saúde Já Curitiba. O investimento foi de R$ 1 milhão em recursos municipais. No conceito de Saúde 4.1, o modelo de atendimento incorpora tecnologia às práticas dos profissionais para promover humanização, acessibilidade, agilidade, segurança e qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Reformada, a unidade terá também plantão de odontologia, raio-x clínico e odontológico e ecografias, além de ambulatório para pequenos procedimentos (dentro de 30 dias) em prédio anexo. A grande novidade é a integração à Central Saúde Já Curitiba.

"Temos uma estrutura que vai direcionar usuários com queixas leves para teleatendimento, em cabines individuais, com toda a privacidade, mesmo que as pessoas nem tenham telefone celular", observou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Bem recebida pela população, a videoconsulta é uma das opções oferecidas pela Central Saúde Já Curitiba. Neste sábado (17/6), o serviço completa 60 dias. De lá para cá, já foram 54 mil atendimentos.

O prefeito testou a nova opção, o teleatendimento. Ele usou uma das cinco cabines conectadas à Central Saúde Já Curitiba. Pelo telefone celular, ao lado da secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, Greca teve uma videoconsulta com o médico Tiago Dantas.

"Quando eu tomo frio na cabeça, tusso muito", contou o prefeito, com bom humor. "Pode tomar um xarope ou antialérgico quando isso acontecer", recomendou o médico. "Vou comprar um xaropinho para não tirar da farmácia da UPA, que oferece para a população ", respondeu Greca.

Prefeito Rafael Greca ao lado da secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, testa a nova opção de teleatendimento pelo telefone celular em uma das cinco cabines conectadas à Central Saúde Já Curitiba, em uma videoconsulta com o médico Tiago Dantas. Curitiba, 16/06/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A UPA Fazendinha será administrada pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) da Prefeitura de Curitiba, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Feas já faz a gestão das UPAs Tatuquara, Boqueirão e CIC.

Obras realizadas

UTI eficiente

Na cerimônia, o prefeito mostrou o diploma de "UTI eficiente" recebido pela equipe do Centro de Terapia Intensiva do Hospital Municipal do Idoso, uma das três instituições públicas do Paraná certificadas pela Associação Brasileira de Medicina Intensiva (ABMI).

Nosso Dia

DIA A DIA Fazendinha Reabertura Ta Sabendo Upa

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!