06/11/2019 às 13h43min - Atualizada em 06/11/2019 às 13h43min

​Tentaram no tapetão: STF nega pedido de prisão de Dilma

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos ontem

Luciana Pombo
A Polícia Federal pediu ao relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, a prisão temporária da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega (PT), dos ex-senadores Eunício Oliveira (MDB-CE) e Valdir Raupp (MDB-RO) e do ministro Vital do Rêgo Filho, do Tribunal de Contas da União (TCU). Os pedidos foram embasados num inquérito que apura suposta “compra e venda” de apoio político do MDB em benefício do PT nas eleições presidenciais de 2014.

As investigações iniciaram com as delações premiadas do executivo Ricardo Saud, delator do caso J&F, e do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Saud disse ter pago R$ 46 milhões a senadores do MDB, a pedido do PT. De acordo com ele, apesar de diversas doações terem sido oficiais, tratava-se de “vantagem indevida”, já que dirigentes do PT estariam comprando o apoio de peemedebistas para as eleições de 2014 para garantir a aliança entre os dois partidos.

Machado, por sua vez, relatou repasses de R$ 40 milhões por parte do grupo J&F a senadores do MDB, a pedido de Mantega (então ministro da Fazenda), como forma de “comprar o apoio político” do MDB. O inquérito foi aberto por Edson Fachin no dia 14 de maio do ano passado, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em junho deste ano, a PF encaminhou ao Supremo um relatório de 218 páginas com a relação completa dos pedidos solicitados para a decretação de prisões temporárias, buscas e apreensões e a coleta de depoimentos dos investigados. As buscas e apreensões solicitadas foram dadas, mas não as prisões temporárias – por não terem embasamento legal. “Não há evidências de que, em liberdade, os investigados possam atrapalhar a execução das medida de busca e apreensão’. Com essas considerações, indefiro as prisões temporárias requeridas”, concluiu o relator da Lava Jato.

Tentaram criar mais um fato político em defesa da direita brasileira, sem argumentos plausíveis. Não conseguiram. Dessa vez, ao menos!...
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual melhor governador que o Paraná teve?

32.8%
29.9%
1.5%
4.5%
3.7%
13.4%
2.2%
11.2%
0.7%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp