Política

Acusação de fraude nas urnas é "retórica política atrasada", diz Carlos Velloso

Por Poder 360

24/07/2021 às 19:50:46 - Atualizado há

"É uma retórica política atrasada. Os parlamentares precisam tomar conhecimento do que é o processo eleitoral e de como ele se desenvolve. É, na verdade, um dos melhores processos em matéria eleitoral do mundo", afirmou.

Velloso também disse que a defesa do chamado voto impresso demonstra "desconhecimento" sobre o sistema eleitoral brasileiro. A proposta é uma das principais defesas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para as eleições de 2022.

Uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) ainda tramita em uma comissão especial na Câmara, mas perdeu apoio nas últimas semanas e corre o risco de ser derrubada antes de ir ao plenário. Como mostrou o Poder360, o voto impresso acumula históricos de derrotas no país.

"Eu penso que há um desconhecimento por parte de muitos e esse desconhecimento pode gerar apoio a esse anúncio de voto impresso que não traz nenhum benefício", afirmou Velloso. "Ao contrário, nos faz retornar ao sistema antigo do voto de papel. Basta que se peça a conferência dos votos (eletrônicos) com os votos impressos para se restaurar a contagem manual e voto, que gerava uma série de fraudes".

Bolsonaro tem criticado o atual presidente do TSE, ministro Roberto Barroso, em razão da postura da Corte contra o modelo. O TSE aponta que a proposta geraria custos de R$ 2 bilhões aos cofres públicos e aumentaria riscos ao sigilo do voto, direito garantido pela Constituição.

"Quando vejo algumas autoridades tuitarem [afirmando] que é questão politica, que certas outras pessoas não devem se meter nisso, eu digo a vocês: isso é uma questão de segurança nacional", disse Bolsonaro, em live realizada na 5ª feira (22.jul).

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo revelou no mesmo dia que o ministro da Defesa, general Braga Netto, teria enviado um "duro recado" ao presidente da Câmara, Arthur Lira, por meio de um interlocutor. "O general pediu para comunicar, a quem interessasse, que não haveria eleições em 2022, se não houvesse voto impresso e auditável. Ao dar o aviso, o ministro estava acompanhado de chefes militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica", escreveu o veículo.

Em nota oficial, Braga Netto negou que existam interlocutores em sua relação com os presidentes dos Poderes, mas não negou a ameaça. Ao Poder360, o ministro disse que não deu a declaração. "Não mandei recado. Não fiz nada disso", disse. Lira também negou o episódio. "Mentira. Absurdo. Não existe essa história de golpe".

Depois da divulgação da reportagem, o ministro Roberto Barroso afirmou que entrou em contato com Lira e Braga Netto, que negaram o caso. Em nota, o magistrado ressaltou que a Constituição está em vigor. "Temos uma Constituição em vigor, instituições funcionando, imprensa livre e sociedade civil mobilizada e consciente em favor da democracia", disse.

Fonte: Poder 360
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo