29/10/2019 às 12h42min - Atualizada em 29/10/2019 às 12h42min

​Entenda o que é mídia digital!

As formas de se investir na Internet

Por Ventura Comunicação - Luciana Pombo
Estamos sendo bombardeados todos os dias pela palavra mídia digital. Mas o que é mídia digital? Mídia digital é todo conteúdo ou veículo de comunicação que se baseia na internet e a utiliza como meio de distribuição. Portanto, ao contrário da mídia analógica (também conhecida como mídia tradicional ou mídia offline), a mídia digital oferece a possibilidade de feedback por parte do receptor. E esse feedback é normalmente instantâneo.

Em veículos de comunicação analógica, como jornais impressos, por exemplo, o receptor não tem como responder imediatamente à informação que recebe. Pode até fazer por e-mail posteriormente, mas terá que ter mais tempo para essa resposta. Já nos veículos da mídia digital, ele assume o poder de questionar qualquer conteúdo no momento em que sentir necessidade. E pode interagir, dizer o que pensa.

Como o canal de comunicação da mídia digital é a própria internet, ele pode responder, opinar, perguntar, elogiar, criticar ou até criar seus próprios conteúdos quando quiser. Considerando a amplitude da internet e as possibilidades que ela oferece em termos de produção de conteúdo, a mídia digital pode assumir diferentes formas. Anúncios pagos no Facebook Ads, banners em sites, comerciais no YouTube, blog posts, ebooks e reviews de produtos são alguns exemplos de mídias digitais.

Podemos ter a mídia paga, a mídia ganha e a mídia própria. Quando falamos em publicidade e propaganda, geralmente, é desse tipo de mídia digital que lembramos mais – mídia paga. Como o próprio nome diz, mídia paga é aquela em que você paga um determinado valor financeiro para aproveitar o alcance de um canal digital. Em outras palavras, é pagar para aparecer. É a tradicional publicidade em nova roupagem. A principal vantagem de investir em mídia paga é que permite alcançar um público-alvo em grande escala e com a segmentação que desejar. Mas precisa ter conteúdo para fazer a mídia paga valer a pena.

Mídia ganha, ou mídia espontânea, é o sonho de todo profissional de comunicação, marketing e propaganda. Você não paga nada para que ela apareça. Isso mesmo, ela é gratuita. O que acontece, na realidade, é justamente o contrário: a mídia digital ganha é consequência de um bom trabalho de marketing digital e de conteúdo. Isso não ocorre da noite para o dia. É fruto de planejamento e ação. Trocando em miúdos, na internet, a mídia ganha é o famoso boca-a-boca online. Um tipo de mídia digital que transforma os clientes em promotores da sua marca. Alguns exemplos de mídia ganha são: Comentários em posts patrocinados, Compartilhamentos de conteúdos, Menções em mídias sociais, Resenhas espontâneas. Então, posso dizer que a mídia ganha é o reflexo de uma estratégia bem-sucedida.

Mídia própria é o terceiro dos tipos de mídias digitais listados, mas o primeiro em ordem de importância na sua estratégia de marketing digital. Isso porque se trata de toda e qualquer mídia que possa ser controlada pela sua empresa. O site do seu negócio, o seu blog e os seus canais nas redes sociais são exemplos típicos de mídias próprias. Também chamadas de mídias proprietárias, elas recebem esse nome porque você tem controle sobre o que publica. Então, se quiser mudar um conteúdo ou até mesmo tirá-lo do ar caso seja necessário, é você quem manda. O principal objetivo da mídia própria é construir relacionamento com os clientes existentes e atrair novos.

Ao contrário da mídia tradicional, que chega a milhares de pessoas, a mídia digital é capaz de alcançar aquelas que têm maior potencial de consumir seus produtos ou serviços. É, sem dúvida, o mais poderoso recurso para otimizar estratégias de marketing digital e proporcionar bons resultados. Diferente das mídias tradicionais, a mídia digital pode ser facilmente acompanhada e monitorada.
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