Política

Com fim de acordo entre Biotech e Precisa, Anvisa cancela estudos com a Covaxin

Por Congresso em Foco

24/07/2021 às 14:49:40 - Atualizado há

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resolveu suspender os estudos clínicos da vacina Covaxin, na noite desta sexta-feira (23). A decisão foi tomada após a empresa indiana Bharat Biotech romper o acordo que mantinha com a brasileira Precisa Medicamentos, alvo de investigação da CPI da Covid no Senado.

Em nota, a Anvisa informou que os ofícios comunicando a suspensão cautelar foram enviados ao Instituto Albert Einstein, que coordena os estudos clínicos da vacina, e à Precisa. A empresa atuava na intermediação entre o fabricante da Covaxin com o Ministério da Saúde. De acordo com a agência, o imunizante indiano não chegou a ser aplicado em voluntários brasileiros.

Para a Anvisa, o fim da parceria "inviabiliza a realização do estudo". A agência já tinha antecipado que iria reavaliar os pedidos relacionados à vacina. Irregularidades na negociação da vacina foram denunciadas pelo deputado Luis Miranda (DEM-DF) e pelo irmão dele, Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde.

Em nota divulgada nessa sexta, a Bharat Biotech negou "veementemente" que tenha enviado documentos apresentados pela Precisa ao Ministério da Saúde enquanto as doses eram negociadas. A CPI pretende antecipar o depoimento do presidente da empresa brasileira assim que o Congresso voltar do recesso.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) considera que o episódio configura crime de falsidade ideológica, entre outros, e que a comissão buscará investigar o que motivou as irregularidades. "A pergunta é: para que fim? Eles estavam negociando para que? Para poder levar vantagem, para poder receber propina e poder pagar em paraíso fiscal esse valor antecipado de US$ 45 milhões, R$ 200 milhões, para serem rateados com quem?", indaga.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo