Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Assembleia Legislativa do Paraná

Alep vota redação final do reajuste do TJ-PR

Os deputados da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) vão discutir na sessão de segunda-feira a redação final do projeto 361/2023, de autoria do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná), que reajusta as tabelas de vencimentos dos cargos e das funções dos servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná.


Os deputados da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) vão discutir na sessão de segunda-feira a redação final do projeto 361/2023, de autoria do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná), que reajusta as tabelas de vencimentos dos cargos e das funções dos servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná.

Outras três proposições serão votadas, a primeira de número 169/2023, assinada pelo deputado Tiago Amaral (PSD), concede o Título de Utilidade Pública à Associação Santa Mariana de Futsal, com sede no Município de Santa Maria.

O projeto de lei 172/2023 concede o título de Utilidade Pública à Associação Guairense de Futsal, com sede no Município de Guaíra. A iniciativa é assinada pelo deputado Hussein Bakri.

Já projeto 183/2023, do deputado Matheus Vermelho (PP), cancela o título de Utilidade Pública do Instituto de Tecnologia em Automação Informática (ITAI), de Foz do Iguaçu.

Hip Hop

Expressões comuns, especialmente aos jovens como MC's, nerd, geek, gamer, cosplay, K-Pop saem das ruas, praças, periferias e redes sociais para fazer parte da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná. Dois projetos que tratam da promoção do Hip Hop e do pop estão em pauta na próxima segunda-feira (22). As iniciativas elevam as batalhas culturais de rima e a cultura pop à categoria de patrimônio cultural imaterial no Paraná.

Uma das proposições é a 241/2023, assinada pela deputada Ana Júlia (PT), presidente da comissão de Defesa dos Direitos da Juventude e reconhece as batalhas culturais de rima como patrimônio cultural imaterial no Paraná. O projeto de lei havia sido retirado de votação, em acordo com a autora, e retorna à apreciação.

As Batalhas Culturais de Rima são eventos culturais que acontecem em praças, pistas de skate, locais privados e espaços públicos. Trata-se de uma disputa de versos, onde os "MC's" (mestres de cerimônia) se enfrentam. Quem executa os melhores versos, contando com apoio e votação da torcida, vence.

"Está presente na vida da juventude de todo o nosso estado e não é debatida no âmbito da política pública. O nosso objetivo é mais do que reconhecer as batalhas como patrimônio cultural e material do estado do Paraná. É dar a elas a devida legitimidade e acesso às políticas públicas", afirmou a deputada Ana Júlia.

O projeto, que recebeu emenda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), define que o Poder Executivo Estadual poderá incentivar políticas públicas voltadas à difusão das Batalhas Culturais de Rima, bem como realizar eventos para divulgar a cultura Hip Hop. O incentivo poderá ser realizado via editais públicos e outros procedimentos licitatórios, destinação de recursos próprios para esta finalidade, realização de eventos, bem como quaisquer outros meios, a critério do Governo.

Segundo a justificativa, "as batalhas de rimas fomentam a participação democrática, o uso saudável do espaço urbano e visa a capacitação, formação e promoção do debate público".

Em abril, uma Audiência Pública debateu na Assembleia Legislativa a importância cultural do hip-hop, em especial sob a perspectiva das batalhas de rima no Paraná e citou um mapeamento aprofundado indicando que ao menos 50 mil pessoas possuem contato direto com as batalhas, via rede social ou por meio de participação direta.

Já o projeto 67/2023, declara a Cultura "Pop" como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná. O texto, assinado pelo deputado Adão Litro (PSD), justifica que a cultura Pop (nerd, geek, otaku, gamerÂ…) abrange diversas atividades, como cosplay, K-Pop, random play dance, card games, RPG, board games, airsoft, coleção de cartas, entre outros. A cultura reúne amantes da tecnologia, jogos, RPG, inteligência artificial, ficção científica, histórias em quadrinhos, cinema, séries e música.

O parlamentar cita, ainda, que Curitiba recebeu oficialmente um título que já ostentava nas redes sociais e entre os milhares de jovens e consumidores do gênero e se tornou a Capital Geek do Brasil.

Segunda votação

Os parlamentares dão continuidade à discussão da iniciativa governamental 228/2023, que altera a Lei n°17.504/2013, que cria o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná e o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher, e a Lei n° 21.352/2023, que dispõe sobre a organização administrativa básica do Poder Executivo estadual.

A proposta altera a redação de artigos da Lei, visando incluir a política governamental de proteção à pessoa idosa no texto. De acordo com o governo, o intuito é coordenar e propor medidas de promoção, defesa e enfrentamento a violações dos direitos dos idosos por meio de parcerias e ações mediante cooperação, integração e interlocução com diversas áreas. O objetivo é proporcionar um alcance mais efetivo e abrangente, o aperfeiçoando e fortalecendo as medidas públicas em prol do idoso.

Também em segundo turno de votação, os parlamentares votam o projeto 319/2023, que concede o título de Utilidade Pública à Associação dos Amigos do Hospital da Criança de Maringá (AMIHC). O texto é de autoria da deputada Maria Victoria (PP) e do deputado Soldado Adriano José (PP).

Transmissão

A sessão plenária da próxima segunda-feira (22) começa às 14h30 e terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia por meio do canal 10.2, em TV aberta, e do canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.

Blog do Tupan

Destaque Assembleia Legislativa Do Paraná Política Paraná 20ª Legislatura Adão Litro Ademar Traiano Airsoft ALEP Alexandre Curi Ana Júlia Ana Júlia Ribeiro Associação Dos Amigos Do Hospital Da Criança De Maringá Associação Guairense De Futsal Associação Santa Mariana De Futsal Batalhas Culturais De

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!