07/10/2019 às 19h15min - Atualizada em 07/10/2019 às 19h15min

​Na trave: eleição de conselheiro tutelar foi vergonha no Paraná

Foram detectados problemas em Curitiba, Campo Largo, Paranaguá, Ivaí e Ivaté

Luciana Pombo
Curitiba e Campo Largo foram duas cidades da Grande Curitiba que decidiram intervir e anular as eleições para conselheiros tutelares, que ocorreram neste domingo em todo o Estado. Os erros foram diversos, desde a inconformidade da foto de candidatos; relatório com formulário de ata sem qualquer anotação; mídia de memória de uma que dá o resultado de outra; até violações nos envelopes. As denúncias foram feitas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba). Um novo cronograma para eleição deve ser divulgado até esta quarta-feira (9). As eleições também foram canceladas em Paranaguá, Ivaí e Ivaté.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) atribui os problemas que levaram ao cancelamento das eleições a "procedimentos adotados" pela delegação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nos municípios. Tanto que na maioria das cidades, a eleição ocorreu normalmente e sem incidentes, como em Almirante Tamandaré, por exemplo.

Em nota oficial, o TRE lembra que a Justiça Eleitoral apenas empresta as urnas eletrônicas ou urnas de lona para a realização de eleições comunitárias. A definição do processo eleitoral, a organização e a realização do pleito são de responsabilidade das comissões eleitorais dos conselhos municipais. Em Curitiba, os registros de inconformidades teriam ocorrido nas regionais Boqueirão, Bairro Novo, Cajuru, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual melhor governador que o Paraná teve?

40.0%
23.8%
2.5%
5.0%
3.8%
8.8%
3.8%
12.5%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp