Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasília

TSE condena Nikolas, Zambelli e filhos de Bolsonaro por fake news contra Lula

A multa estipulada é de R$ 30 mil para cada parlamentar, após análise de representação sobre propaganda eleitoral de 2022


Fachada do prédio do TSE, em Brasília - Foto: LR MOREIRA/SECOM/TSE

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG) a pagar R$ 30 mil em multa por propaganda eleitoral contra a honra e a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha de 2022. Os ministros também determinaram a remoção do conteúdo das redes sociais.

O julgamento analisou uma ação apresentada pela Coligação Brasil da Esperança, do então candidato Lula, na qual é questionada uma propaganda eleitoral irregular na internet, após a publicação de um vídeo gravado por Nikolas Ferreira e compartilhado pelos demais parlamentares, em que acusam o petista de incentivar o uso de drogas por crianças e adolescentes. O termo "faz o L" foi associado a drogas, aborto e prejuízos financeiros.


O ministro Raul Araújo, o relator do caso, votou para negar o recurso e manter uma decisão dele que extinguiu a ação sem análise de mérito.


"Após encerrado o período eleitoral, não há mais interesse processual na apreciação de representação cujo objetivo seja a remoção de conteúdo da internet tido por irregular veiculado durante a campanha", alegou Araújo.


O ministro Sergio Banhos teve um entendimento diferente e afirmou que o vídeo extrapolou os limites legais. Banhos foi seguido por Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia, Benedito Gonçalves e Carlos Horbach.


O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que a "liberdade de expressão está caminhando para o fim" e que "segundo o TSE, criticar políticos e suas falas em campanha é proibido e passível de multas altas". O R7 tentou contato com os outros parlamentares.

R7

Tribunal Superior Eleitoral TSE Flávio Bolsonaro Eduardo Bolsonaro Carla Zambelli Nikolas Ferreira PL multa propaganda eleitoral Luiz Inácio Lula da Silva Lula Coligação Brasil da Esperança ministro Raul Araújo Sergio Banhos Alexandre de Moraes Carmen Lúcia Benedito Gonçalves Carlo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!