Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Raiva animal

Dois novos casos de raiva animal foram confirmados em Cascavel


Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária no Paraná confirmou dois novos casos de raiva animal semana passada em Cascavel.

Um cavalo e uma vaca morreram contaminados pelo vírus na Linha Velha, interior do município. De acordo com a Adapar, outros animais da propriedade já estavam morrendo, mas esses dois foram confirmados como raiva.


Produtores que notarem animais com os sintomas devem comunicar a Adapar. É o terceiro caso no município este ano e mais de 20 no estado.


Conforme orientação da Adapar, a vacina é a única arma eficaz para a prevenção da doença. O fato de fazer o controle dos morcegos, não vai impedir o vírus de circular, tampouco mudar o hábito alimentar desses morcegos que sobrevivem exclusivamente de sangue. Embora essa vacina não seja obrigatória, seu custo (menos de R$ 2 a dose) é infinitamente inferior ao valor de uma cabeça de gado.


O correto é aplicar uma dose a partir dos três meses de idade, fazer um reforço após 21 a 30 dias e revacinar anualmente os animais. "Também é importante fazer um alerta para os produtores não pegarem os morcegos, pois além de serem animais protegidos pela legislação animal, têm o hábito de se lamber para a higienização, como os gatos e se estiverem contaminados com o vírus da raiva, a pessoa ao tocar um morcego, pode se contaminar também", explica Elzira Pierre. Os servidores da Adapar são treinados e vacinados contra a raiva para poderem trabalhar com o controle dos morcegos hematófagos e com os animais doentes.


O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta andar cambaleante, paralisia, sialorreia (produção excessiva de saliva) e opistótono (estado de distensão e espasticidade grave, no qual a cabeça, pescoço e coluna vertebral de um indivíduo formam uma posição em arco côncavo para trás).

Marechal Agora

Agência de Defesa Agropecuária Paraná raiva animal Cascavel Linha Velha Adapar Raiva andar cambaleante paralisia sialorreia opistótono

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!