Educação

Pesquisa da UEL fomenta criação de Observatório da Violência contra as Mulheres em Londrina

Por O Perobal

22/07/2021 às 17:33:21 - Atualizado hĂĄ

Acordo de Cooperação assinado nesta quinta-feira (22) entre representantes da Prefeitura de Londrina, Universidade Tecnológica Federal do ParanĂĄ (UTFPR) com a UEL resultou na estruturação e implantação do Observatório da ViolĂȘncia contra as Mulheres, que vai funcionar atrelado à SecretĂĄria Municipal de PolĂ­ticas para as Mulheres auxiliando no planejamento de polĂ­ticas pĂșblicas. O lançamento foi feito na Prefeitura de Londrina, na data que lembra o Dia Estadual de Combate ao FeminicĂ­dio.

(Divulgação/Prefeitura).


O Observatório foi planejado a partir das pesquisas orientadas pela professora Sandra Lourenço, do Departamento de Serviço Social da UEL, que coordena o Grupo de Pesquisa sobre ViolĂȘncia de GĂȘnero e Pesquisa Social e de Produção do Conhecimento, ambos do Departamento. Ao realizar os estudos sobre violĂȘncia de gĂȘnero, com a demanda dos serviços que compõem a Rede de Enfrentamento à ViolĂȘncia Doméstica, foi possĂ­vel perceber a necessidade de um sistema, um software, que unificasse todos os dados.

Diante dessa necessidade, pesquisadores da Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia de Computação da UTFPR (Campus de Cornélio Procópio) idealizaram um sistema inédito de registro e de armazenamento de informações para atender aos casos Centro de ReferĂȘncia de Atendimento à Mulher (CAM). A partir da implantação do software, a equipe da Secretaria de PolĂ­ticas para Mulheres poderĂĄ ter agilidade no registro e na consulta dos dados, melhorando o atendimento às vĂ­timas. Com a informatização serĂĄ possĂ­vel também realizar um planejamento condizente à realidade da violĂȘncia contra a mulher em Londrina.

Reitor da UEL, Sérgio Carvalho, ressaltou a importĂąncia do conhecimento que gera polĂ­ticas pĂșblicas estruturadas.

Segundo o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, o Acordo de Cooperação firmado nesta quinta-feira representa um pouco da pesquisa realizada na academia, que pode subsidiar polĂ­ticas pĂșblicas. "Entendemos que a tecnologia permitirĂĄ entender melhor o problema para uma intervenção mais eficiente", considerou. O reitor explicou que este tipo de acordo é fundamental para a Universidade porque permite que o conhecimento gerado possa chegar à sociedade em forma de benefĂ­cios e polĂ­ticas pĂșblicas estruturadas.

Para o prefeito Marcelo Belinati, o Observatório permitirĂĄ o combate mais efetivo contra esse tipo de violĂȘncia. Ele explicou que Londrina tem hoje 4 mil mulheres com medidas protetivas. Em que pese a gravidade do problema, o prefeito afirmou que existe uma ótima estrutura para atendimento aos casos de violĂȘncia como a Casa Abrigo, a Patrulha Maria da Penha, sob a responsabilidade da Guarda Municipal, a Casa Abrigo Canto de DĂĄlia e o Centro de ReferĂȘncia de Atendimento à Mulher (CAM). "A base de tudo é a informação. É preciso mapear para ter um planejamento e poder chegar à solução, por isso o Observatório é fundamental", afirmou Marcelo Belinati.

O diretor de Relações Empresariais e ComunitĂĄrias da UTFPR, Felipe Haddad Manfio, lembrou que o trabalho de idealização e confecção do sistema teve inĂ­cio hĂĄ dois anos, com a participação do professor Cristiano Marcos Agulhari, que acompanhou as demandas das servidoras municipais do CAM, durante reuniões de trabalho. O objetivo foi entender os pontos que deveriam constar no software. Agulhari é engenheiro de Computação e coordena um projeto de extensão com dois alunos de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia de Computação na UTFPR.

Demanda – A Secretaria Municipal de PolĂ­ticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, explicou que atualmente o CAM tem 13 mil fichas de atendimento de mulheres, que precisarão ser lançadas no sistema. A partir da informatização destas informações, explicou ela, serĂĄ possĂ­vel avaliar detalhes como tipo de violĂȘncia, região mais afetada, idade das vĂ­timas. A migração para o sistema vai possibilitar a extração de relatórios, com cruzamento de dados, aprofundamento de anĂĄlises e monitoramento de ações.

"O Observatório ajudarĂĄ na produção do diagnóstico sobre a violĂȘncia contra as mulheres no municĂ­pio, além de permitir um melhor conhecimento sobre as circunstĂąncias dos casos. Isso vai dar subsĂ­dios para a tomada de decisões no planejamento das polĂ­ticas pĂșblicas para o enfrentamento da situação de violĂȘncia doméstica, familiar e sexual em Londrina", afirmou a secretĂĄria.

A intenção é que, futuramente, sejam colocados no sistema eletrônico também os dados de outros órgãos, como da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), do Instituto Médico Legal (IML), Ministério PĂșblico do ParanĂĄ, Tribunal de Justiça, da 17ÂȘ Regional de SaĂșde, e demais órgãos que atuam no combate a este tipo de violĂȘncia.

Origem da iniciativa

O trabalho desenvolvido pela professora do Departamento de Serviço Social da UEL, Sandra Lourenço, foi fundamental para a iniciativa do Observatório. Foi a professora que articulou a ideia junto à Secretaria Municipal de PolĂ­ticas para as Mulheres, a partir da percepção da demanda da Rede de Enfrentamento à ViolĂȘncia Doméstica, Familiar e Sexual em Londrina.

Desde 2011 a professora acompanha e participa da Rede de Enfrentamento. Dessa forma foi possĂ­vel conhecer as principais demandas nos serviços. "Cada órgão integrante da rede tem seu próprio sistema de dados e a nossa intenção é unirmos as informações, para que, de fato, consigamos fazer um cruzamento e mapearmos a violĂȘncia de gĂȘnero, sem termos duplicidade de dados ou ausĂȘncia de casos. O fenômeno da violĂȘncia tem que ser enfrentando não só do ponto de vista da legislação, mas da articulação permanente entre os serviços e Londrina faz a diferença com uma rede muito bem estruturada no MunicĂ­pio", definiu a pesquisadora.


Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo