Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Danos Morais

Zambelli é condenada a pagar R$ 20 mil de indenização para Manuela D'Ávila por dano moral

Em post feito em 2022, política associa ex-deputada à "esquerda genocida"


Montagem/TV Cultura

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi condenada a pagar R$ 20 mil de indenização por dano moral à ex-deputada Manuela D'Ãvila (PCdoB-RS).

A decisão foi tomada nessa quinta-feira (13), por unanimidade, pelos desembargadores da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.


A condenação está relacionada a uma publicação feita por ela em 2022 na qual associa a política à "esquerda genocida".


Em uma montagem, Zambelli coloca Manuela ao lado das deputadas federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) e as três aparecem com chifres e olhos vermelhos. O post foi feito após as três parlamentares comemorarem nas redes sociais a descriminalização do aborto na Colômbia.


Na decisão, Túlio de Oliveira Martins, relator do caso, afirma que "restou demonstrada a conduta ilícita da ré na medida em que ultrapassou do seu direito à expressão e à livre manifestação, configurando excesso e causando danos e prejuízos imateriais à autora".


No Instagram, Manuela publicou um texto no qual expõe: "Ter a imagem associada ao diabo, ao mal maior, é algo frequente quando somos vítimas de campanhas permanentes por parte dos grupos de extrema direita".


deputada federal Carla Zambelli PL SP danos morais Manuela D'Ávila PCdoB RS 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul Sâmia Bomfim PSOL RJ Talíria Petrone

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!