Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Bala de Banana

Senado aprova projeto que reconhece Antonina como Capital Nacional da Bala de Banana


Rodolfo Buhrer/AEN-Arquivo

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (4), em caráter terminativo, o PL 2263/2022, de autoria do senador Flávio Arns (PSB/PR), que confere ao município de Antonina (PR) o título de Capital Nacional da Bala de Banana. Agora, a matéria segue para análise da Câmara dos Deputados.

Ao justificar a proposta, Arns destacou a importância do produto para o desenvolvimento econômico e turístico de Antonina e região. "Dentre os produtos típicos da cidade, a bala de banana tem alcançado destaque em outros estados e, até mesmo, internacionalmente, sendo este produto o que mais tem impulsionado e promovido o turismo local e regional", afirmou.


O senador acredita que esse projeto de lei reflete a valorização dos pequenos produtores rurais e dos trabalhadores das fábricas de balas de banana. "Além disso, fará com que o município de Antonina seja tido como exemplo de sustentabilidade, com ênfase na geração de emprego e renda", explicou.


A cidade de Antonina possui duas marcas oficialmente registradas de balas de banana, as conhecidas Balas de Banana Antonina, ou popularmente apelidada de "a bala do papel verde", e também as famosas Balas Bananina, conhecidas como "as balas do papel laranja".


"As duas marcas têm investido na produção e modernização das fábricas, que geram empregos há mais de 40 anos, e trabalhando em conjunto com a comunidade. Mensalmente, são produzidas uma média de 15 mil toneladas de balas", destacou.


Origem

As famosas balas de banana tiveram início no município em meados dos anos 70. Percebendo a demanda de mercado e o potencial natural da região litorânea para o cultivo da banana, uma família antoniense começou o processo de produção de forma artesanal, desde o descasque da banana, até a etapa da embalagem das balas.


Os pequenos empresários comercializavam as balas de banana nas bancas existentes ao longo da Serra do Mar, o que as tornou muito conhecidas e populares entre os turistas da região. O sucesso do produto abriu novas perspectivas para outras famílias, que, de maneira semelhante, empreenderam iniciativas para produção artesanal e venda de balas de banana, o que gerou ainda mais possibilidades de emprego e renda para a população.


Indicação Geográfica

Em dezembro de 2020, as balas produzidas em Antonina conquistaram o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), na modalidade de Indicação de Procedência (IP). Com a chancela, o município passou a ser reconhecido como centro de produção e referência da bala de banana no Brasil.


A conquista foi decorrente do trabalho que vem sendo realizado pela Associação de Produtores de Balas de Banana (Aprobam) com o intuito de organizar a atividade na região e, consequentemente, aproximar a comunidade, visando o fomento da agricultura familiar.


Senado CE Flávio Arns Antonina Capital Nacional da Bala de Banana Câmara dos Deputados Balas de Banana banana Serra do Mar Indicação Geográfica IG Instituto Nacional de Propriedade Industrial INPI Indicação de Procedência IP Aprobam

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!