Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Pesca irregular

PMA prende 7 pessoas por pesca irregular e aplica mais de R$ 40 mil em multas, somente em março


Umuarama News

O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, através do 2º Pelotão Ambiental de Umuarama, divulgou balanço de ações, operações e apreensões realizadas em março deste ano, no Rio Paraná.

Após a liberação da pesca as atuações das equipes policiais ambientais foram direcionadas principalmente às demandas de crimes relacionados à pesca predatória. Foram realizadas ações terrestres por meio de pontos base e bloqueios para prevenção e orientação da população, que realizam a pesca nos rios Paraná, Paranapanema, Ivaí, Piquiri e Xambrê.


Foram 109,95 kg de peixes apreendidos e doados; 316 pessoas; 84 veículos e 168 embarcações abordadas; 745 metros de redes de emalhar apreendidos; 1.120 metros de corda de espinhel; 32 galões com cevas retirados; 4 embarcações; 26 varas/carretilhas; 1 tarrafa; 7 prisões/ comunicação de crime ao Ministério Público; 1 cumprimento de mandado de busca e apreensão; 15 autos de infração ambiental. Totalizando R$ 41.296,00 em autuações.


As ações basearam-se em patrulhamentos aquáticos e terrestres, com fiscalizações as embarcações, medição de peixes para verificar cota máxima permitida, conferência de documentos e orientações acerca das legislações ambientais.


As atividades desenvolvidas pela Polícia Ambiental neste período estiveram ainda no contexto de algumas operações inclusive: Operação Hórus do Ministério da Justiça, Operação Todos Por Um da Secretaria de Estado e Segurança Pública, Operação Força Tarefa BPAmb FV x IAT de Fiscalização e Combate a Pesca Predatória no Rio Paraná e seus afluentes.


Foram desenvolvidos trabalhos integrados com outros órgãos de segurança pública e de proteção ao meio ambiente, sendo os principais: Batalhões da PMPR, Polícia Ambiental de Mato Grosso do Sul, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Coripa e Secretarias Municipais de Meio Ambiente da Região Noroeste do Paraná.


O Pelotão de Umuarama também atendeu ocorrências de desmatamentos em área de proteção ambiental no bioma mata atlântica, maus-tratos de animais domésticos e porte ilegal de arma de fogo.


As ações têm caráter primordial de proteção ao meio ambiente, tendo em vista a importância de preservação dos rios e peixes nativos presentes nas áreas de conservação federal, estadual e municipal, existentes na região do Pelotão Ambiental de Umuarama, sendo o Parque Nacional da Ilha Grande e Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná os principais, pois são berçários naturais de criação de peixes.


As atividades de fiscalização continuarão ao longo do ano e a Polícia Ambiental se coloca à disposição para recebimento de denúncias anônimas sobre pesca predatória.

Umuarama News

Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde Umuarama Rio Paraná rio Paranapanema Ivaí Piquiri Xambrê Operação Hórus Ministério da Justiça Operação Todos Por Um Segurança Pública Operação Força Tarefa meio ambiente PMPR Polícia Ambiental Polícia Federal Polícia Rodoviária Federal Cor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!