Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Luto

Morre Ryuichi Sakamoto, compositor da trilha sonora de "O Último Imperador", aos 71 anos

Sakamoto também era conhecido por sua atuação no cinema e por seu trabalho com a banda Yellow Magic Orchestra (YMO), pioneira no cenário de música eletrônica


Foto: Reprodução

Ryuichi Sakamoto, compositor japonês vencedor do Oscar e famoso pelas trilhas sonoras feitas para filmes como "O Último Imperador", "Furyo, Em Nome da Honra" e outros épicos, morreu aos 71 anos.

Sakamoto também era conhecido por sua atuação no cinema e por seu trabalho com a banda Yellow Magic Orchestra (YMO), pioneira no cenário de música eletrônica, que ele co-fundou.


"Ele viveu com a música até o fim de sua vida", disse em seu site a Avex, gravadora com a qual ele trabalhava. Ele sofria de câncer, mas continuou trabalhando em seu estúdio caseiro sempre que a saúde permitia, acrescentou o comunicado.


De acordo com a Avex, sua morte ocorreu no dia 28 de março.


Apresentado ao piano quando criança, Sakamoto viveu para a música. Como estudante, ele andava em vagões do metrô de Tóquio tão lotados que ninguém conseguia se mexer, divertindo-se contando todos os sons diferentes que o trem fazia ao longo do caminho.


Sakamoto, que tinha no compositor francês Claude Debussy o seu herói, estudou etnomusicologia na Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio, com interesse particular na música tradicional de Okinawa, no Japão, bem como nas tradições musicais indianas e africanas.

CNN Brasil

Ryuichi Sakamoto Oscar trilhas sonoras O Último Imperador Furyo Em Nome da Honra Yellow Magic Orchestra Tóquio

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!