Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

RevogaNEM

Atos tomam o país e ministro responde com promessa de recomposição do FNE, mas não fala em Revogação

Em Curitiba, centenas de estudantes ocuparam as ruas para exigir a revogação do Novo Ensino Médio


Foto: Divulgação

A aula foi na rua nesta quarta-feira (15). Milhares de jovens e educadores(as) protagonizaram atos em todo o país em defesa da revogação do Novo Ensino Médio.

Em Curitiba, a APP-Sindicato participou de um ato organizado pela União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), na Praça Santos Andrade. A mobilização reuniu centenas em defesa da educação e pela revogação do Novo Ensino Médio.


A movimentação nacional levou o ministro Camilo Santana, do MEC, a se manifestar. Por meio do Twitter, Camilo disse que aposta "no diálogo para reavaliação do Novo Ensino Médio" para justificar a abertura de consulta pública, criticada por especialistas e pela CNTE.


Em contrapartida, Camilo anunciou que o MEC irá recompor o Fórum Nacional de Educação (FNE), reintegrando entidades e movimentos populares ao debate. A promessa responde à demanda da CNTE e outras entidades.


Em nota publicada na última semana, a APP defendeu o estabelecimento do FNE para a formulação de novas propostas, com a composição de 2016, anterior ao golpe que desfigurou o Fórum como espaço de participação democrática no debate dos rumos da Educação.


O modelo implantado sem participação social prejudica a formação integral do estudante, reduzindo a carga horária de disciplinas essenciais como, sociologia, filosofia, ciências, história e geografia, afetando a formação dos jovens e sobrecarregando professores(as).


O Novo Ensino Médio também abre brechas para aulas à distância, a terceirização do ensino de componentes curriculares e o desvio de recursos públicos para a iniciativa privada, além da contratação de profissionais sem a devida formação.


A APP continuará na luta pela revogação do NEM e defende um Ensino Médio com a cara da escola pública: plural, inclusivo, democrático e voltado para a formação plena de cidadãos e cidadãs críticos(as).

APP Sindicato

revogação do Novo Ensino Médio Ensino Médio Curitiba APP Sindicato União Paranaense dos Estudantes Secundaristas Upes Praça Santos Andrade MEC ministro Camilo Santana Fórum Nacional de Educação FNE sociologia filosofia ciências história geografia aulas à distância terceirização d

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!