Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Política

Projeto do governo cria Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento da Violência Política


Vereadora Marielle Franco, assassinada hĂĄ cinco anos


O Projeto de Lei 1086/23, do Poder Executivo, institui o Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento da ViolĂȘncia PolĂ­tica de GĂȘnero e Raça, a ser comemorado anualmente em 14 de março. O texto estĂĄ em anĂĄlise na Câmara dos Deputados.

Assinada pela Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (irmã de Marielle), a proposta tem o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito das violĂȘncias sofridas pelas mulheres no ambiente polĂ­tico, em especial, mulheres negras.

"No Brasil, um caso de violĂȘncia polĂ­tica contra uma mulher negra marcou", afirmam as ministras no texto que acompanha o projeto. "A brutal execução de Marielle Franco, vereadora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, democraticamente eleita com 46,5 mil votos, em 14 de março de 2018, consiste em violĂȘncia polĂ­tica", destaca o texto.

Segundo as ministras, o assassinato de Marielle Franco colocou no centro da luta polĂ­tica o debate sobre a visibilidade, representatividade e segurança de mulheres nos espaços de poder.

Tramitação
A proposta tem pedido de urgĂȘncia apresentado pelo governo e agora serĂĄ encaminhada para as comissões da Casa. O deputado Guilherme Boulos (SP), lĂ­der do Psol, jĂĄ apresentou requerimento pedindo que o projeto do governo seja apensado ao PL 6366/19, apresentado por dez deputados de seu partido, por tratarem de matérias correlatas.

AgĂȘncia Câmara

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!