Sa√ļde Coronav√≠rus

Máscara facial mais adequada melhora muito a proteção contra Covid-19

Por Isto É Dinheiro

09/06/2021 às 23:28:27 - Atualizado h√°
Isto É Dinheiro

M√°scara facial com ajuste incorreto aumenta consideravelmente o risco de infec√ß√£o de patógenos no ar em compara√ß√£o com a m√°scara de adapta√ß√£o personalizada de acordo com um novo estudo da Universidade de Cincinnati.

Pesquisadores usaram tomografia computadorizada de três máscaras faciais de tamanhos diferentes montadas em três cabeças de boneco de tamanhos diferentes para medir a lacuna entre o rosto e o tecido. Em seguida, calcularam os vazamentos dessas lacunas para determinar o risco de infecção.

As m√°scaras N95 atuam como uma barreira eficaz contra infec√ß√Ķes transmitidas pelo ar, como a Covid-19, mas a prote√ß√£o inadequada pode causar vazamento significativo ao redor do rosto, reduzindo a efic√°cia e aumentando o risco de infec√ß√£o.

"Muitas pessoas n√£o sabem que as m√°scaras se encaixam de maneira diferente. O formato do rosto e o tamanho da m√°scara variam", disse o professor Lupac Banerjee, da Universidade da Califórnia, do Departamento de Engenharia de Materiais Mec√Ęnicos. "Se voc√™ n√£o combin√°-los corretamente, os vazamentos podem aumentar e o risco de infec√ß√£o pode aumentar", disse ele.

Os pesquisadores usaram tr√™s m√°scaras N95 de tamanhos diferentes do Instituto Nacional de Seguran√ßa e Sa√ļde Ocupacional e tr√™s cabe√ßas de manequim padr√£o identificadas como pequenas, médias e grandes. A partir da tomografia computadorizada, fomos capazes de criar um modelo 3D de design auxiliado por computador mostrando a lacuna entre a m√°scara e o rosto de cada sujeito.

Eles calcularam a velocidade do fluxo de ar através da lacuna para identificar o risco relativo de infec√ß√£o para cada m√°scara em cada rosto. O transporte de aerossol devido a vazamentos nas laterais da m√°scara variou de 30% a 95% para as piores m√°scaras. Os pesquisadores descobriram que os vazamentos s√£o mais prov√°veis ??ao redor do nariz.

Compreender que as máscaras geralmente vazam ao redor do nariz permite que as pessoas prestem mais atenção ao ajuste ao comprar e usar as máscaras.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo