Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Auxílio Brasil

MP de Contas pede para TCU apurar se houve uso eleitoral da Caixa

Órgão quer saber se o então presidente, Jair Bolsonaro, usou o banco público em benefício próprio durante a campanha. TSE também apura o caso


O Tempo

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) pediu, nesta quarta-feira (15), uma apuração sobre a concessão de empréstimos consignados aos beneficiários do Auxílio Brasil durante as eleições de 2022. O órgão quer saber se houve uso eleitoral da Caixa Econômica, instituição financeira gerida pelo governo federal que concedeu os empréstimos.

A solicitação de apuração dos fatos foi apresentada pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado. Ele pede que o TCU colabore com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) compartilhando informações sobre fiscalizações de "suposta utilização indevida da máquina pública em campanha eleitoral" e que, caso os indícios de uso eleitoral da Caixa sejam confirmados, seja instaurada uma tomada de contas especial para responsabilização dos envolvidos.


Nesta terça (14), o portal UOL revelou que 99% dos consignados foram liberados durante o segundo turno das eleições. A suspeita é de que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) possa ter usado o banco estatal com o intuito de se beneficiar, visando sua reeleição.


Durante as eleições, Bolsonaro fez propaganda do empréstimo em suas redes. O MP de Contas chegou a pedir a suspensão do crédito, mas o TCU deu aval para que a medida continuasse sendo executada.


Em dezembro de 2022, o PT, partido do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, ingressou com uma ação no TSE pedindo a abertura de investigação sobre o uso eleitoral da Caixa no caso. A ação foi aceita e é uma das 16, que tramitam na Corte Eleitoral, nas quais Bolsonaro é alvo. Se julgada procedente o ex-presidente pode se tornar inelegível.


O Tempo

Ministério Público MP Tribunal de Contas da União TCU empréstimos consignados Auxílio Brasil eleições de 2022 Caixa Econômica governo federal Tribunal Superior Eleitoral TSE Lucas Rocha Furtado Jair Bolsonaro PL Luiz Inácio Lula da Silva

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!