Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Empresa Brasil de Comunicação

Jornalista Hélio Doyle é nomeado para presidência da EBC

Nomeação foi publicada nesta terça-feira (14) no Diário Oficial da União; Doyle é professor aposentado da UnB


Jornalista Helio Doyle é novo presidente da EBC FABIO RODRIGUES POZZEBOM / AGÊNCIA BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o jornalista e professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) Hélio Doyle para presidir a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (14).

Doyle, que estava ocupando cargo de assessoria especial na empresa, é um dos fundadores do PT no Distrito Federal e foi secretário dos ex-governadores Joaquim Roriz, Rodrigo Rollemberg e Cristovam Buarque no Governo do Distrito Federal.


A confirmação de Doyle à frente da estatal foi anunciada por Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República no mês passado.


Perfil

Carioca, Hélio Marcos Prates Doyle é jornalista pela UnB, onde também concluiu o mestrado em comunicação e o doutorado em história das relações internacionais. Foi professor da instituição de 1985 a 2013, quando se aposentou. Doyle presidiu o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal entre 1980 e 1986.


Foi secretário nas gestões dos ex-governadores do DF Cristovam Buarque e Joaquim Roriz, além de ter chefiado a Casa Civil durante o governo de Rodrigo Rollemberg. Doyle candidatou-se, em 1986, a deputado federal constituinte e foi um dos fundadores do PT-DF.


EBC

Em janeiro, a jornalista Kariane Costa tomou posse como presidente interina da EBC. A ideia era que Kariane ficasse no cargo pelo menos até outubro deste ano, em processo de transição de gestão. No entanto, o governo antecipou a saída para a entrada de Doyle.


Em dezembro de 2022, a equipe de transição de Lula sugeriu a retirada da EBC do processo de privatização iniciado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em abril de 2021. O grupo pediu a anulação de resoluções ou decretos editados pelo governo anterior que incluíram as empresas no Programa de Parceria de Investimentos (PPI) ou no Plano Nacional de Desestatização (PND), o que permitiu a realização de estudos para a privatização das estatais. A confirmação da retirada da EBC dos planos de desestatização foi aprovada pelo petista no dia da posse.


R7

Luiz Inácio Lula da Silva PT Universidade de Brasília UnB Hélio Doyle Empresa Brasil de Comunicação EBC Diário Oficial da União Distrito Federal Joaquim Roriz Rodrigo Rollemberg Cristovam Buarque Paulo Pimenta Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República jornalista Sin

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!