Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Bem Cuidar

Quase 5 mil profissionais da Educação usam app para atendimento psicológico gratuito

Lançado oficialmente em junho de 2022, o aplicativo Bem Cuidar foi criado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).


Quase 5 mil profissionais da Educação usam app para atendimento psicológico gratuito Foto: Lucas Fermin/SEED

Lançado oficialmente em junho de 2022, o aplicativo de telessaúde Bem Cuidar conta hoje com o cadastro de 4,8 mil profissionais da rede estadual de educação do Paraná. A plataforma, que oferece atendimento psicológico online e gratuito, foi criada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Professores, diretores, pedagogos e funcionários de colégios da rede podem utilizar a ferramenta para agendar e realizar teleconsultas com um psicólogo. O serviço contempla tanto os profissionais do Quadro Próprio do Magistério (QPM) e do Quadro dos Funcionários da Educação Básica (QFEB) quanto os temporários (do Processo Seletivo Simplificado — PSS), e também é oferecido a servidores que atuam na Seed-PR e nos Núcleos Regionais de Educação.


No início da implementação do projeto, havia sete psicólogos clínicos da UEL participantes do programa — hoje, o número subiu para 13. Além disso, desde novembro, também há três residentes psiquiatras atendendo via aplicativo.


"O foco do programa, como o próprio nome já diz, é cuidar dos nossos profissionais, afinal, eles estão lá na ponta, no dia a dia com os nossos estudantes", diz a diretora-geral da Seed-PR, Louise Caroline Löw. Ela observa que o suporte psicológico contribui diretamente para a diminuição do número de afastamentos e faltas.


"É nisso que a gente pensa: oferecer para os nossos estudantes não só infraestrutura de qualidade, mas também professores, diretores, pedagogos e demais profissionais em plenas condições de saúde para melhor atendê-los. Isso reflete na aprendizagem", ressalta.


Daniela de Liz Crotti, diretora do Colégio Estadual Cívico-Militar Ermelino de Leão, em Curitiba, utiliza o aplicativo desde seu lançamento, em junho de 2022, e notou diferenças em seu cotidiano.


"Às vezes, a gente precisa falar com alguém sobre algo que está no nosso dia a dia e que a gente não consegue passar para frente", diz. "E é legal porque quando você vai fazer a consulta, surgem inúmeras perguntas, não só sobre a Daniela profissional, gestora de um colégio, mas também a Daniela mulher, a Daniela mãe, a Daniela amiga", pontua.


COMO USAR O APP – O Bem Cuidar está disponível para download no Google Play e na Apple Store. Após baixar o app no smartphone, é preciso fazer um rápido cadastro e solicitar atendimento com um dos psicólogos disponíveis.


A sessão pode ser agendada para até uma semana após a solicitação. É preciso, então, se conectar à plataforma no dia e horário estabelecidos para a sessão on-line. Durante o atendimento, o profissional deixará agendado o próximo encontro.

aplicativo de telessaúde Bem Cuidar rede estadual de educação Paraná atendimento psicológico Secretaria de Estado da Educação Seed Universidade Estadual de Londrina UEL Quadro Próprio do Magistério QPM Quadro dos Funcionários da Educação Básica QFEB Processo Seletivo Simplificado PSS

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!