Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Yanomami

Ministério apura denúncia de que garimpeiros ilegais engravidaram 30 adolescentes Yanomami


Foto: Valéria Oliveira/g1 RR/Roraima

O governo federal apura a denúncia de que 30 meninas Yanomami engravidaram de garimpeiros ilegais na Terra Yanomami. A informação é do ministro de Direitos Humanos (MDHC) e da Cidadania, Silvio Almeida. O Ministério Público Federal também vai investigar o caso.

"Estamos fazendo um relatório de violação de direitos humanos neste contexto, e a Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente, ao colher as informações, chegou a informação de que haveria ao menos 30 adolescentes grávidas dos garimpeiros.", disse ele em entrevista à GloboNews.


A informação foi reportada à pasta dos direitos humanos em uma das visitas da equipe à capital do estado para apurar possíveis violações aos direitos humanos dos indígenas. Uma das primeiras reuniões ocorreu com lideranças locais. Após ouvi-los, os secretários afirmaram que os indígenas vivem um "cenário de insegurança" no território.


Agora, com a nova suspeita, o ministério deve ouvir as pessoas envolvidas. Relatos de que garimpeiros estupram mulheres e meninas Yanomami já foram citados por lideranças em relatórios sobre os invasores na reserva.

governo federal Yanomami garimpeiros ilegais Direitos Humanos Silvio Almeida Ministério Público Federal MPF Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente garimpeiros

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!