Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paraná

Paraná pede ao MS insumos para combate à chikungunya


Diante da epidemia de chikungunya no Paraguai, o Paraná formalizou ao Ministério da Saúde um pedido de insumos para o combate da doença, incluindo testes sorológicos e inseticidas.

No ofício, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa-PR) informou que a circulação de dois sorotipos de dengue no Paraná, a epidemia de chikungunya no país vizinho e o fluxo intenso de pessoas na fronteira Brasil-Paraguai são motivos de alerta.

O documento reforçou ainda o desabastecimento do Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) em relação aos kits para realização de exames sorológicos e o possível desabastecimento de inseticidas adulticidas para controle químico vetorial.

Segundo a Sesa, em junho, agosto e setembro do ano passado, a secretaria já havia feito solicitações e recebeu 1,5 mil litros do inseticida “Cielo”, quantidade insuficiente.

Ontem (sexta-feira, 3), o Paraná confirmou o primeiro caso autóctone da doença, ou seja, contraído dentro do município de Pato Branco, na região Sudoeste. Ao todo, o Estado contabiliza 127 casos da doença.

A chikungunya, assim como a dengue, são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

BandNews

Geral Paraná Destaque-coluna-1-sup Destaque-coluna-2-inf Destaque-coluna-3-inf Destaque-editoria Destaque-grande-pagina-principal Destaque-lateral-editoria Destaque-menor-1-editoria Destaque-menor-2-editoria

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!