Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Embaixada do Brasil

Mulher pode chefiar embaixada do Brasil nos EUA pela 1ª vez

Cotados para vagas nas embaixadas são nomes tradicionais do Itamaraty que foram diplomatas nos governos anteriores do PT.


Maria Luiza Ribeiro Viotti durante discurso em Assembleia Geral da ONU. Imagem: Rick Bajornas/UN Photo

Pela primeira vez uma mulher pode chefiar a embaixada nos Estados Unidos. O presidente Lula deve indicar para as embaixadas mais importantes do Brasil nomes tradicionais do Itamaraty e que atuaram na diplomacia durante os anos dos governos anteriores do PT. A expectativa é a de que as indicações saiam ainda nesta semana.

Entre os que assumirão postos, alguns nomes são dados como certos. São os casos de Maria Luiza Viotti, que atuou na ONU e foi embaixadora na Alemanha, Antonio Patriota, ex-chanceler, Sérgio Danese, indicado no final do ano passado para o Peru e nome próximo do chanceler Mauro Vieira.

Viotti é o nome mais forte hoje para a Embaixada do Brasil em Washington, considerado um dos postos mais importantes do Brasil fora do país.

Danese poderia ficar com a atuação do país na ONU. E Patriota está cotado para Londres. O governo quer ainda uma mulher em Buenos Aires, destino da primeira viagem de Lula para o exterior —mantendo a tradição de o novo presidente começar o giro internacional pelo país vizinho.

Nesta semana, o governo exonerou o embaixador Nestor Forster do posto. Ele foi indicado por Bolsonaro e considerado um nome do grupo mais ideológico do Itamaraty.

G1

embaixada Estados Unidos Lula Brasil Itamaraty Maria Luiza Viotti ONU Alemanha Antonio Patriota Sérgio Danese Peru Mauro Vieira Washington Londres Buenos Aires Nestor Forster Bolsonaro

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!