Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Garimpo ilegal

É preciso punir grandes empresas que financiam o garimpo ilegal, diz Joenia Wapichana, primeira mulher indígena a comandar a Funai

A nova presidente da Funai também fez um alerta para o sucateamento da Funai no governo Bolsonaro e destaca a importância do órgão para a proteção dos povos indígenas brasileiros.


Renata Lo Prete entrevista Joenia Wapichana, primeira mulher indígena a comandar a Funai

O Jornal da Globo entrevistou a deputada federal Joenia Wapichana nesta sexta-feira (27) sobre a crise humanitária que atinge o povo Yanomami. Joenia é a primeira mulher indígena a assumir a presidência da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em mais de meio século.

Joenia, que também foi a primeira mulher indígena a exercer advocacia no Brasil e a primeira a ser eleita deputada federal, fala sobre o combate ao garimpo ilegal na maior terra indígena do país – um dos muitos desafios que a Funai tem pela frente.

"É preciso realmente punir e responsabilizar quem financia o garimpo, que são as grandes empresas. Empresas que transportam, que compram, que comercializam. (...) É possível, sim, fazer isso acontecer, com a boa vontade política que o governo Lula promete", conta .

Joenia faz um alerta sobre o sucateamento da Funai no governo Bolsonaro e ressalta a importância do órgão para a proteção dos povos indígenas brasileiros.

"É necessário pensar na Funai como órgão estratégico, que faz a proteção, além dos territórios indígenas, mas da vida dos povos. A Funai é um órgão indigenista federal que, tem na sua responsabilidade, 14% do território brasileiro e lida diretamente com a vida", explica.

"A prioridade é fazer uma reorganização, fazer uma proposta de plano de carreira e considerar os servidores como servidores que colocam sua vida em risco", completa.

G1

deputada federal Joenia Wapichana crise humanitária Yanomami Fundação Nacional dos Povos Indígenas Funai garimpo Bolsonaro povos indígenas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!