Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Boate Kiss

Boate Kiss: dez anos depois da tragédia, ninguém foi responsabilizado


Agência Brasil

Mudanças na legislação

A tragédia escancarou a fragilidade nos critérios de segurança em casas noturnas e exigiu uma resposta dos legisladores. Em 2017, entrou em vigor uma nova lei federal, conhecida como Lei Kiss. O texto estabeleceu normas mais rĂ­gidas sobre segurança, prevenção e proteção contra incĂȘndios em estabelecimentos de reunião de pĂșblico em todo território nacional.

Entre as mudanças na lei, aspirante a oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e pesquisadora do caso Kiss, Kirla Pignaton, destaca a determinação de que cada estabelecimento tenha a lotação mĂĄxima na porta de entrada. Outro ponto foi a inclusão de noções de segurança contra incĂȘndio e pânico nos cursos de engenharia e arquitetura.

Entretanto, ao sancionar a lei, o então presidente Michel Temer vetou 12 trechos, nos quais estão a criminalização do descumprimento das ações de prevenção e combate a incĂȘndio e a proibição do uso de comandas em casas noturnas.

Segundo Kirla Pignaton, o caso de Santa Maria não é inédito. Outras nove situações similares aconteceram antes em outros paĂ­ses. Para a pesquisadora, a tragédia mostrou a importância de informações sobre a segurança do local.

"[O consumidor passou a] se atentar que não pode ficar em um estabelecimento [sem segurança]. Ele também pode entrar no site do Corpo de Bombeiros e fazer uma denĂșncia para que eles vão até o local para façam vistoria para verificar se estĂĄ tudo conforme o projeto, se o projeto de segurança foi executado", disse a pesquisadora.

No Rio Grande do Sul, ainda em 2013, mesmo ano do incĂȘndio na Kiss, uma lei aumentou o rigor na prevenção contra incĂȘndios. Mas no fim do ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou uma lei enviada pelo Executivo que dispensa a necessidade de alvarĂĄ para 730 tipos de imóveis.

AgĂȘncia Brasil

Geral Boate Kiss

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!