Educação

Provas do 20º Vestibular Indígena do Paraná serão aplicadas em 18 e 19 de julho

Por O Perobal

17/07/2021 às 15:54:09 - Atualizado h√°

A Universidade Estadual de Londrina, por meio da Pró-Reitoria de Gradua√ß√£o (PROGRAD) e Comiss√£o Universidade Para os √ćndios (CUIA), aplicar√° as provas do 20¬ļ Vestibular Ind√≠gena do Paran√°. No domingo (18), ser√° aplicada a prova oral e, na segunda-feira (19), as provas objetiva e de reda√ß√£o. Nesta edi√ß√£o, a Universidade Estadual do Norte do Paran√° (UENP) é a institui√ß√£o encarregada da realiza√ß√£o das provas.

Na regi√£o de Londrina, 131 candidatos far√£o as provas no Campus Universit√°rio, enquanto outros 81 far√£o na Terra Ind√≠gena Apucaraninha, a 83 km de Londrina, totalizando 212 candidatos. Ao todo, 555 candidatos concorrer√£o às vagas nas sete IEES paranaenses e no ensino federal. O resultado do processo seletivo ser√° divulgado no dia 1¬ļ de setembro.

Segundo a pró-reitora de Gradua√ß√£o da UEL, Marta Regina Gimenez F√°varo, o vestibular ind√≠gena é "a express√£o da consolida√ß√£o da pol√≠tica afirmativa que permite os ingressos das sociedades ind√≠genas aos bancos universit√°rios". "Essa forma√ß√£o profissional buscada deve retornar, depois, para as comunidades ind√≠genas, como uma contribui√ß√£o para o desenvolvimento delas", ressalta a pró-reitora.

O papel de articula√ß√£o da CUIA da UEL também foi lembrado por Marta F√°varo, assim como o da equipe técnica da Pró-Reitoria de Gradua√ß√£o. "Também temos a participa√ß√£o de estudantes ind√≠genas na composi√ß√£o da equipe, que j√° foram aprovados no vestibular, assim como de profissionais ind√≠genas formados na UEL. A Universidade est√° muito feliz e est√° organizando o espa√ßo para receb√™-los, cumprindo todos os protocolos de biosseguran√ßa estabelecido pela UENP e pela nossa Comiss√£o de Contingenciamento", afirmou.

Vagas disponíveis

As Institui√ß√Ķes Estaduais de Ensino Superior (IEES) oferecem, em cada uma, seis vagas suplementares àquelas ofertadas em seus processos seletivos regulares exclusivamente para os integrantes das sociedades ind√≠genas do Paran√°. J√° nos cursos de gradua√ß√£o da Universidade Federal do Paran√° (UFPR), s√£o ofertadas dez vagas suplementares àquelas de seus processos seletivos regulares exclusivamente para os √≠ndios integrantes das sociedades ind√≠genas do Brasil.

20¬ļ Vestibular Ind√≠gena do Paran√° recebe mais de 200 candidatos só na regi√£o de Londrina

Provas

As provas do 20¬ļ Vestibular dos Povos Ind√≠genas do Paran√° ser√£o realizadas resguardadas todas as medidas de biosseguran√ßa para os envolvidos. Haver√° provas nas cidades de Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Mangueirinha, Londrina e Curitiba. No primeiro dia, ser√° realizada prova oral sobre L√≠ngua Portuguesa. No segundo dia, os candidatos far√£o a reda√ß√£o e prova objetiva de L√≠ngua Portuguesa, L√≠ngua Estrangeira ou Ind√≠gena, Biologia, F√≠sica, Geografia, História, Matem√°tica e Qu√≠mica.

Mais informa√ß√Ķes sobre a aplica√ß√£o do vestibular, bem como o editais do processo seletivo, fichas de inscri√ß√Ķes e ensalamento dos candidatos podem ser obtidas no site da UENP.

Fonte: O Perobal
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo