Geral Restrição do Comércio

A pedido de entidades, comércio terá novo horário de funcionamento

Por Rede Sul de Notícias

09/06/2021 às 19:27:35 - Atualizado há

Uma reunião na tarde desta quarta (9) na Prefeitura de Guarapuava flexibiliza dois pontos no decreto em vigor. As medidas dadas pelo ajuste do decreto em vigor permitem o funcionamento de atividades com regras menos rígidas. Dessa forma, aceitando reivindicações da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), o comércio estará aberto aos sábados até às 18h. Já o Shopping Cidade dos Lagos ficará aberto até às 22h. Entretanto, no caso do shopping, isso ocorrerá a partir da divulgação do decreto com alterações. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, isso poderá ocorrer na noite desta quarta (9) ou amanhã, quinta (10). Todavia, a expectativa do comércio é aquecer as vendas levando em conta o Dia dos Namorados. Aos domingos fecha tudo.

De acordo com o prefeito Celso Góes, houve uma sensibilização à pauta de reivindicações apresentada pelo comércio.

Os protocolos continuam vigentes e precisam ser cumpridos. Mas entendemos que a economia deve ir voltando aos poucos. O horário estendido impede que haja aglomeração e permita maior fiscalização na entrada do cliente. O empresário está consciente de que ele é o responsável por fazer respeitar as medidas restritivas.

Durante o começo da semana duas reuniões da classe empresarial com o prefeito Celso Góes se pautaram no colapso do setor comercial. Muitas das atividades estão fechadas desde março de 2020, quando começou a pandemia. Uma das falas mais enfáticas foi a do presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Abrão José Melhem. Conforme o empresário, muitas atividades estão fechando. O que significa o aumento no número do desemprego.

Entretanto o denominador comum nos pronunciamentos assegura que as disseminação da covid-19 não ocorre no comércio. Mas principalmente nas aglomerações em churrascos, reuniões em casa, bares e festas clandestinas. "Acabamos de finalizar com o prefeito e secretários, que o comércio funcionará aos sábados até às 18h na forma contida na Convenção Coletiva de Trabalho. É muito bom", anunciou Melhem ao Portal RSN e também em grupos de WattsApp.

Todavia, o prefeito alerta:

Não podemos descuidar. Pois se tiver falta de adesão aos protocolos, podemos voltar com maiores restrições. A população tem que estar consciente sobre o distanciamento social, o uso de máscara, de álcool gel. Além disso, as pessoas devem tomar a vacina. Só assim vamos vencer o vírus.

SHOPPING TEM FORMATO DIFERENTE

A segunda reunião, desta vez no Shopping Cidade dos Lagos, contou com representantes de segmentos e dos secretários municipais Sávio Denardi (Desenvolvimento Econômico e Inovação) e Paulo Dirceu Rosa (Planejamento). Assim, nesse encontro lojistas expuseram as demandas. O que ficou claro é que shopping possui um formato diferenciado de negócios. Portanto, há a necessidade de abrir aos fins de semana. Assim como, diariamente, até às 22 horas.

Também ficou pontuado que o Shopping, desde o início da pandemia, adota regras rígidas de higienização. Além do controle de pessoas nas lojas, aferição de temperatura, uso de máscaras, entre outras medidas.

ESTABILIDADE

Conforme o secretário municipal de Saúde, Jonilson Pires, Guarapuava registra estabilidade nos números da covid-19 nos últimos 15 dias. De acordo com Jonilson, a média móvel encontra-se em 152. Entretanto em 20 de maio essa taxa representava 230. A taxa de mortalidade também baixou, segundo o secretário. "Caímos de 7 para 4,14".

Entretanto, a responsabilidade por conter ou propagar o vírus letal está na conscientização dos guarapuavanos. Afinal na noite de domingo (13), nova bandeira poderá entrar em vigor a partir dos números da covid-19. Continuar na bandeira laranja ou até mesmo alcançar a amarela depende que cada um assuma o compromisso do distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo