Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Desenvolvimento

Em posse no MDIC, Alckmin defende BNDES fortalecido e com juros menores


Isto É

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) – O vice-presidente Geraldo Alckmin, empossado ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou nesta quarta-feira ser importante o BNDES fazer esforço para reduzir juros, minimizando o custo de capital no país.

Em entrevista a jornalistas após a posse, Alckmin não explicou se a ação envolveria uma mudança na TLP (Taxa de Longo Prazo), medida defendida por parte da equipe que participou da transição de governo.

A TLP foi instituída no governo Michel Temer como a principal taxa do BNDES e estabeleceu juros mais próximos aos cobrados pelos bancos privados em financiamento de longo prazo, substituindo a antiga TJLP praticada pelo banco.

Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, Alckmin defendeu o fortalecimento do BNDES, que, segundo ele representa "enorme avanço" já que o banco de fomento "é vital para implementação de políticas de desenvolvimento".

Ele ainda afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a criação de uma política industrial moderna e focada em economia verde, em discurso com críticas à gestão Jair Bolsonaro na área, mas sem apresentação de medidas concretas para esses setores.

Ele também disse que o cenário internacional é desafiador para 2023, com a retração da atividade internacional provocando redução nos preços dos produtos exportados pelo país.

(Por Bernardo Caram)

Isto É

Giro Updated

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!