Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cultura

Mario Frias me ameaçou, diz Leticia Dornelles, exonerada da Casa de Rui Barbosa


Notícias Ao Minuto

"Recebi ameaças de Mario Frias, veladas, por terceiros. Eu trabalho, e talvez incomode por produzir Cultura", disse ela ao jornal O Globo. "Defendi a fundação e impedi que ela fosse fechada. Fui perseguida, ameaçada e assediada."

Procurada pela reportagem nas redes sociais, a ex-presidente da fundação não quis comentar o caso.

Também em resposta a O Globo, Frias riu das acusações e negou seu teor. "A narrativa de que eu ameaço alguém foi criada por vocês. Tenho Deus no coração. E muita paz na minha vida."

Dornelles recebeu críticas quando foi alçada ao posto na Casa de Rui Barbosa, em 2020, por tirar do quadro pesquisadoras experientes, como Flora Süssekind e José Almino de Alencar, que haviam se manifestado contra sua indicação.

Süssekind afirmou, depois de sua exoneração, que a entidade responsável por pesquisa e preservação de acervos de grandes escritores passava por um desmonte. Antes da nomeação de Dornelles, circulava de fato uma proposta de extinguir a instituição.

Roteirista e jornalista de carreira, Dornelles se define como conservadora, mas passou a acumular desgastes com Frias e outros representantes da direita ao longo dos últimos anos, o que culminou em sua retirada do cargo nesta quarta.

Frias deixou o cargo de secretário no começo de 2022 para disputar a eleição para a Câmara por São Paulo, tendo sido eleito em outubro. Na semana passada, André Porciuncula, ex-braço direito do ex-ator da Globo, foi alocado na chefia da Secretaria de Cultura faltando menos de um mês para o governo terminar.

Notícias Ao Minuto

Cultura

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!