Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paraná

Paraná pede a Brasília vacina da Covid-19 no calendário regular


Um pedido para que a vacina contra a Covid-19 passe a integrar o calendário regular de imunização foi enviado pelo Governo do Paraná ao Ministério da Saúde, em Brasília. Atualmente, a vacina não faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), de forma permanente. A sugestão do Paraná é que a vacina contra a Covid-19 passe a ser aplicada, em todo o Brasil, de forma simultânea à vacina da gripe, na Campanha de Vacinação de 2023. O ofício é assinado pelo Secretário de Estado da Saúde Beto Preto.

Na semana passada, a Secretaria Estadual da Saúde (SESA/PR) liberou a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para todas as pessoas acima de 18 anos. A autorização foi dada em meio a suspeitas de que mais de um milhão e meio de doses do imunizante venceram, sem que fossem aplicadas na população. As vacinas permanecem no estoque do Centro de Medicamentos do Paraná (CEMEPAR), em Curitiba.

Agora, a Fiocruz, no Rio de Janeiro, conduz um estudo para verificar a possibilidade do aproveitamento das doses, mesmo com a data de validade constante na bula expirada. A análise é realizada a pedido da Saúde do Paraná (SESA/PR). Em caso de descarte, o prejuízo aos cofres públicos vai superar os R$ 50 milhões.

Reportagem: David Musso

BandNews

Geral Paraná Destaque-coluna-1-sup Destaque-editoria Destaque-grande-pagina-principal Destaque-lateral-editoria

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!