Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paraná

Taxa de desemprego cai para 5,3% no Paraná


A taxa de desemprego no Paraná caiu para 5,3% no terceiro trimestre de 2022, de acordo com o relatório da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número é o menor dos últimos oito anos no estado, com mais de três pontos percentuais abaixo da média nacional, que foi de 8,7%. Em todo o Brasil, o Paraná tem o sexto melhor índice. Desde 2020, o estado apresentou a nona queda consecutiva na taxa de desemprego. As melhores médias na série histórica são do final de 2013 e 2014, com 3,8% no índice.

Veja mais:

Para o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, o estado tem um número maior de vagas em relação às pessoas que estão procurando emprego.

Entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano, o número de pessoas ocupadas no Paraná aumentou de 5,7 milhões para 5,9 milhões de trabalhadores. O relatório também aponta que o estado tem a quarta melhor taxa de empregados com carteira assinada (80,1%), atrás apenas de São Paulo (81,2%), Rio Grande do Sul (81,3%) e Santa Catarina (88,4%).

A média brasileira é de 73,3%. O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Rogério Carboni, destacou os programas paranaenses de qualificação profissional que têm fomentado o preenchimento das vagas de trabalho.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, o Paraná gerou 136.816 mil novos postos de trabalho entre janeiro e setembro de 2022.

Reportagem: Leo Coelho

BandNews

Geral Paraná Destaque-coluna-1-sup Destaque-coluna-2-inf Destaque-coluna-3-inf Destaque-editoria Destaque-grande-pagina-principal Destaque-lateral-editoria Destaque-menor-1-editoria Destaque-menor-2-editoria Empregos

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!