Geral Notícias do Paraná

Com cortes nos recursos, Unila tem queda de 33,6% no orçamento de 2021

Por Jornalista Luciana Pombo

18/05/2021 às 09:56:15 - Atualizado há
Reitor da universidade diz que há risco da universidade não conseguir bancar compromissos financeiros no segundo semestre caso não haja desbloqueio de recursos. Unila teve redução de 33,6% no orçamento em 2021

Reprodução/RPC

Com queda de 33,6% no orçamento em 2021, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, corre risco de não consegui bancar os compromissos financeiros no segundo semestre do ano, caso o Ministério da Educação (MEC) não desbloqueie recursos para as universidades federais.

Segundo o reitor da universidade, Gleisson Alisson Pereira de Brito, o corte pode comprometer o funcionamento da instituição nos próximos meses.

"Existe risco de funcionamento da universidade, especialmente para o segundo semestre de 2021 caso não haja alteração no cenário. Neste momento, nós corremos um risco de insolvência que pode chegar a valores próximos a R$ 2 milhões", afirmou o reitor.

No geral, o bloqueio no orçamento das universidades federais em todo o Brasil é de cerca de 16%. No caso da Unila, o corte foi maior porque, segundo a instituição, houve redução no orçamento destinado a obras e manutenção de equipamentos.

De acordo com Brito, os cortes afetam as áreas de ensino e de pesquisa da universidade.

"Nós não estamos falando apenas da redução de orçamento para o ensino, mas também para redução do orçamento para produção de pesquisa. O conjunto de universidades federais é o que mais contribui para a produção científica do país", disse.

Segundo a instituição, a suspensão das atividades presenciais no período da pandemia ajudou a Unila a economizar com contratos de limpeza e gastos com água e luz.

No entanto, a instituição precisou gastar mais com equipamentos e estrutura para as aulas à distância.

VÍDEOS: Mais assistidos do G1 PR

Veja mais notícias da região em G1 Paraná
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo