Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Notícias do Paraná

Com cortes nos recursos, Unila tem queda de 33,6% no orçamento de 2021


Reitor da universidade diz que há risco da universidade não conseguir bancar compromissos financeiros no segundo semestre caso não haja desbloqueio de recursos. Unila teve redução de 33,6% no orçamento em 2021

Reprodução/RPC

Com queda de 33,6% no orçamento em 2021, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, corre risco de não consegui bancar os compromissos financeiros no segundo semestre do ano, caso o Ministério da Educação (MEC) não desbloqueie recursos para as universidades federais.

Segundo o reitor da universidade, Gleisson Alisson Pereira de Brito, o corte pode comprometer o funcionamento da instituição nos próximos meses.

"Existe risco de funcionamento da universidade, especialmente para o segundo semestre de 2021 caso não haja alteração no cenário. Neste momento, nós corremos um risco de insolvência que pode chegar a valores próximos a R$ 2 milhões", afirmou o reitor.

No geral, o bloqueio no orçamento das universidades federais em todo o Brasil é de cerca de 16%. No caso da Unila, o corte foi maior porque, segundo a instituição, houve redução no orçamento destinado a obras e manutenção de equipamentos.

De acordo com Brito, os cortes afetam as áreas de ensino e de pesquisa da universidade.

"Nós não estamos falando apenas da redução de orçamento para o ensino, mas também para redução do orçamento para produção de pesquisa. O conjunto de universidades federais é o que mais contribui para a produção científica do país", disse.

Segundo a instituição, a suspensão das atividades presenciais no período da pandemia ajudou a Unila a economizar com contratos de limpeza e gastos com água e luz.

No entanto, a instituição precisou gastar mais com equipamentos e estrutura para as aulas à distância.

VÍDEOS: Mais assistidos do G1 PR

Veja mais notícias da região em G1 Paraná

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!